domingo, 23 de novembro de 2014

Marta Gil/Consultoria em Inclusão compartilhou:

Caros amigos,

É com alegria que partilho a mensagem abaixo, enviada por Rosangela Gera, mãe de Laurinha, uma garota cega que já está com 12 anos.

Desde que Laurinha nasceu sua mãe tem sido uma batalhadora incansável pela inclusão. Ela mora em Colatina, ES e está organizando o Encontro Nacional sobre Audiodescrição, que será em janeiro, nessa cidade.

Vale a pena assistir o vídeo do Fantástico, que explica o que é a audiodescrição, recurso que tem mil e uma utilidades, dentre as quais a Educação - assim, com "E" maiúsculo.

Abraços
Marta, com votos de sucesso para o evento


Bom dia pessoal, para todos vocês que de alguma forma estão colaborando com o Encontro Nacional sobre Áudio -Descrição( ENADES )  que acontecera em Colatina em 2015  , estou enviando o link dessa pequena matéria sobre o tema, aqui poderão compreender do que trata a lei nesse assunto para a TV, como uma áudio -descrição é feita  , quais são as expectativas de ampliação da mesma na televisão brasileira  e uma pequena amostra de um filme com áudio-descrição  .

A todos vocês , operadores da área educacional seja ela pública ou privada , das empresas que tenho visitado , área publicitaria , membros da sociedade civil , organizados em Instituições, ou não, políticos, ressalto a importância do tema para que possamos mudar um pouco esse cenário de exclusão das pessoas com deficiência visual, quando assunto é entretenimento . Quantos filmes possuem áudio-descricao em uma locadora? Quantas peças de teatro ? Quantos filmes no cinema ? Na tv? Novelas ? Propagandas ? Campanhas de prevenção a doenças ? Quantos professores conhecem o recurso e compreendem que sem ele, uma aula, uma atividade, um livro didático, uma avaliação , podem ficar seriamente comprometidos ? Então, é sobre isso que teremos a oportunidade de entrar em contato aqui na nossa cidade e com profissionais altamente qualificados, gente com experiência trazida de todo canto do Brasil e de fora, como é o caso do Professor  Francisco Liam , idealizador do curso . 

A participação efetiva da sociedade  de Colatina a esse evento poderá modificar a qualidade de vida dos nossos cidadãos com deficiência  visual e baixa visão, sejam eles adultos, ou crianças,  e com a capacidade da Internet em multiplicar e levar as informações para todos os lugares, não só em Colatina ou no ES teremos o alcance positivo dessa iniciativa, mas em todo o nosso território porque teremos matéria sobre o assunto, mais leituras, mobilizações a respeito do tema, artigos e publicações , etc. 

Entao , quero que saibam que já estão fazendo parte dessa rede, uma rede tecida a muitas mãos,  que tem o poder de transformar a sociedade em um lugar melhor para todas as pessoas , esse é o real significado da palavra Cidadania . 

Agil Hotel, Plenotel, Saturno Turismo, Rede Gazeta , Sao Bernardo Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Superintendencia Regional de Educação, Target , Frisa, Café Meridiano, Unesc, Unopar, Fundação Castelo Branco, Colégio Marista, Amigas para o bem Viver, Rotary Club, Livraria Comercial , é juntando nossas possibilidades que podemos criar as oportunidades para uma sociedade que possa atender mais amplamente as necessidades de todos os cidadãos , sempre lembrando que todos, todos nós, em algum momento de nossas vidas, temporária ou definitivamente somos cidadãos sujeitos  a serem beneficiados daquilo que hoje ajudamos a construir . 

Mas, a luta é mesmo de quem hoje precisa mudar certas situações, é de quem esta com o pé doendo por causa do sapato que lhe aperta, não é verdade ? O bom é saber que um monte de gente que ainda não lhe tem o sapato apertando os pés , se juntam , e dizem : estamos aqui, a postos, essa luta também é minha, simplesmente por se sentir humano como o próximo e entender o próximo, e se preocupar com ele , isso é que é bacana .

Fiquem com a matéria , ATT, Rosangela Gera 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.