domingo, 30 de novembro de 2014

Dieta Low-Carb e Paleolítica


Posted: 27 Nov 2014 04:47 PM PST
Não existe nenhuma dieta mais nutricionalmente densa do que uma dieta páleo.

Densidade nutricional é um conceito interessante, no qual a quantidade de nutrientes importantes é dividida pelas calorias dos alimentos. 

Os cereais, por exemplo, são repletos de amido e contêm alguns nutrientes - densidade nutricional baixa. As hortaliças, por outro lado, são repletas de fibras e nutrientes e são praticamente desprovidas de calorias e amido: densidade nutricional elevadíssima.

Para uma bela aula sobre o assunto, assista Mathieu Lalonde discorrendo longamente sobre densidade nutricional:

Uma dieta baseada em comida de verdade (plantas e bichos), rica em vegetais (alta densidade nutricional) e pobre em açúcar, farináceos, grãos e alimentos processados (baixa densidade nutricional) só pode ser imbatível neste quesito. 

Quando me perguntam sobre suplementação, geralmente respondo que o ideal é comer uma dieta nutricionalmente densa. Afinal, há VÁRIOS exemplos nos quais os nutrientes são saudáveis quando consumidos no contexto de ALIMENTOS de verdade, mas são DELETÉRIOS quando consumidos na forma de suplementos. Parece ser o caso do cálcio, doselênio, da vitamina E e do beta caroteno, só para citar os exemplos mais conhecidos.

Em outras palavras, suplementos de cálcio podem aumentar o risco cardiovascular, e suplementos de selênio, de vitamina E e de caroteno aumentam o risco de câncer. No entanto, o consumo de ALIMENTOS contendo estes elementos PROTEGE contra essas doenças.

Alguns alimentos, como ovos, são verdadeiros multivitamínicos naturais (um ovo contém TODOS os nutrientes para produzir um pinto a partir de uma única célula).

Na blogosfera páleo internacional, um alimento muito badalado é a sopa de ossos. O que é isso? É um caldo de carne feito em casa. É uma fonte absurdamente densa de nutrientes, muitos dos quais são de difícil obtenção na dieta (tem muito mais cálcio e fósforo do que leite, tem muito mais colágeno do que qualquer suplemento do mercado, tem riqueza de aminoácidos associados com desfechos favoráveis em estudos de longevidade - veja este artigo, por exemplo). Mas, como eu sou uma negação na cozinha, de quem eu me lembrei?? Dos Carecas da Cavernas, é claro! Para quem não conhece, é uma dupla que ensina a nós, os analfabetos culinários, a fazer as pazes com a cozinha - com muito humor.

Então, a meu pedido, segue o vídeo dos carecas sobre como fazer sua própria sopa de ossos - seu suplemento alimentar caseiro - e com custo praticamente zero.



Gostaram?

Assinem o canal dos Carecas no YouTube: https://www.youtube.com/user/carecasdascavernas

E curtam o canal dos Carecas no Facebook: https://www.facebook.com/carecasdascavernas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.