domingo, 9 de novembro de 2014

Segundo cientistas

Dieta rica em gordura pode adiar envelhecimento do cérebro

Descoberta pode ajudar crianças com envelhecimento precoce e pacientes com Alzheimer e Parkinson

05/11/2014 | 16h55
Dieta rica em gordura pode adiar envelhecimento do cérebro Stock.xchng/Divulgação
Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média — por exemplo, o óleo de coco.Foto: Stock.xchng / Divulgação
Uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que os sinais de envelhecimento do cérebro podem ser adiados. A conclusão foi feita depois de os cientistas alimentarem ratos com uma dieta rica em gordura.
No longo prazo, o resultado pode trazer possibilidades de tratamento para crianças que sofrem de envelhecimento precoce (síndrome de Cockayne) e pacientes com Alzheimer e Parkinson, dizem os pesquisadores. Eles explicam que, quando ficamos mais velhos, o cérebro perde parte de sua capacidade intelectual, e o risco de desenvolvimento dessas doenças aumenta, pois as células perdem parte da capacidade de fazer reparos aos danos do DNA.
Esta deficiência causa envelhecimento precoce em crianças — que podem chegar a morrer em decorrência da doença entre os 10 e os 12 anos. O estudo mostra que ratos com essa síndrome que foram expostos a uma dieta de alto teor de gordura tiveram o processo de envelhecimento adiado. Os efeitos foram semelhantes em pessoas com deficiência auditiva e perda de peso.
Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média — por exemplo, o óleo de coco.
— O estudo é uma boa notícia para as crianças com síndrome de Cockayne. Nosso estudo sugere que uma dieta rica em gordura pode adiar processos de envelhecimento. Os resultados, portanto, podem ajudar também os pacientes com Alzheimer e Parkinson — diz o professor Vilhelm Bohr, que liderou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.