quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Calouro na melhor idade

Faculdade é realidade também para quem já passou dos 50

Em dez anos, número de ingressantes com mais de 50 aumentou 182%

24/11/2014 | 17h14
Faculdade é realidade também para quem já passou dos 50 Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Começa o semestre e as universidades são tomadas por jovens começando a vida no Ensino Superior. Nos últimos 15 anos, um grupo um pouco mais velho também virou calouro. Entre 2000 e 2010,  houve um aumento de 182% de alunos com mais de 50 anos nas universidades, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O perfil varia: há aqueles já acostumados com o clima universitário e há estreantes, aqueles que estão realizando nessa fase o sonho da graduação. Aos 54 anos, Dilma Suzel Tedesco finalmente vai conquistar o diploma de Administração.
– Morei no “interior do interior” de Cachoeira do Sul. Aos 20 comecei a cursar Ciências Contábeis, mas não pude terminar. Casei, mudei para Porto Alegre, tive uma filha e abri uma empresa e, há dois anos, senti que era hora de viver essa experiência da graduação – conta a estudante e empresária.
Formada em Design, a filha convidou a mãe para uma palestra numa universidade. Dilma gostou do ambiente e lembrou do objetivo que ainda não tinha conseguido cumprir. Passou a buscar por cursos na área de Administração para aliar o gosto pelos números e aprender sobre marketing, gestão e projetos em instituições que fossem próximo de casa.
A vida é tão corrida quanto para quem é mais jovem. Dilma vai para o trabalho, sai no tumultuado trânsito do final do dia para, então, chegar à sala de aula, na Unisinos. Durante 20 anos, trabalhou em diferentes empresas e há 16, junto com o marido, abriu uma empresa de ferramentas para usinagem.
– Tenho agregado todo tipo de tecnologia para melhorar a rotina da empresa. No curso tenho aprendido novos métodos. Apesar de ter que reorganizar toda minha rotina, estudar é muito bom, tem mudado minha forma de encarar a vida.
Na turma de Dilma, ela é a mais experiente. Isso nunca foi motivo para qualquer tipo de distinção ou preconceito. Formou um grupo com colegas que se tornaram amigas e, com elas, faz os trabalhos em conjunto. A bagagem de experiências que traz consigo é um diferencial.
– Eu podia estar só com a minha empresa agora e me preparar para parar. Mas não consigo me ver dessa maneira. Eu sempre soube que iria terminar a faculdade. Não queria ficar limitada ao dia a dia da empresa apenas, precisava agregar mais conhecimento, precisava conhecer coisas diferentes. No fundo, eu sempre fui uma administradora. O que eu faço de diferente é sair da caixa.
A caixa é a zona de conforto. A estudante não queria ficar lá. Hoje, se sente mais experiente e pronta para superar qualquer desafio.
– Não penso em me aposentar, porque ainda tenho muito gosto pelo trabalho. Estudar é uma forma de aproveitar a vida. Me sinto muito realizada hoje conquistando esse sonho.
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2014/11/faculdade-e-realidade-tambem-para-quem-ja-passou-dos-50-4649605.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.