terça-feira, 4 de novembro de 2014

nov/2014]
Dieta depende mais do ambiente que do indivíduo
 02/11/2014 - Folha de S.Paulo
Jornalista: Monique Oliveira
O psicólogo e doutor em biologia Paul Rozin, 78, professor na Universidade da Pensilvânia (EUA), dedicou 25 anos da sua carreira a estudar por que escolhemos determinados alimentos e comemos de certa maneira.

Rozin é um pioneiro da nutrição comportamental, especialidade que cresce na esteira das dificuldades do combate à obesidade no mundo.

A disciplina, além de buscar entender as escolhas alimentares humanas, parte de uma perspectiva realista da nutrição --de que é preciso, por exemplo, aceitar o peso quando este não representa problemas à saúde e promover mudanças no ambiente em vez de confiar demais na força de vontade individual.

Rozin esteve no Brasil neste mês para o 1º Workshop de Nutrição Comportamental e conversou com a Folha.

Ele diz que é preciso fugir do pensamento binário segundo o qual certo alimento "faz bem ou faz mal" para introduzir um conceito importante para a saúde e o emagrecimento: moderação.

Folha - Do que trata a nutrição comportamental?

Paul Rozin - A nutrição comportamental está aí para falar que não é preciso mudar tudo. Sugere mudanças simples: é mais fácil andar mais do que ir à academia, e comer devagar e menos do que deixar de comer.

Um exemplo de aplicação é o seguinte: não adianta falar que a pessoa tem que parar de comer quando "sentir que está satisfeita", sendo que há outros aspectos envolvidos, como o fato de sempre ter comida gostosa na frente dela. O mais eficaz seria orientar para colocar uma porção menor na mesa ou comprar embalagens menores no supermercado.

Essas pequenas mudanças no cotidiano não são muito limitadas para quem precisa perder muito peso?

Claro que algumas pessoas vão precisar de um programa mais detalhado e, para obesidade mórbida, há a cirurgia bariátrica, quando os benefícios se sobrepõem aos riscos.

Mas há um limite para as mudanças do corpo. Gosto de dizer que é preciso pensar o peso como tão difícil de mudar como a altura. E não se preocupar tanto. Preocupação faz mal à saúde. Dietas preocupam.

Acredita que a nutrição tem colocado muita responsabilidade sobre os indivíduos?

É mais fácil mudar o ambiente que as pessoas. Investir em transporte público, por exemplo, leva as pessoas a andarem mais. Tentamos mudar os indivíduos por muito tempo e falhamos.

Como se pode ter uma educação para a nutrição?

Precisamos entender que uma mesma substância pode apresentar riscos e benefícios. Hoje, o pensamento é binário enquanto os fenômenos são complexos. A ciência não é necessariamente boa ou má, mas precisamos entender como ela funciona para enxergar suas possíveis falhas. A mídia divulga algo sobre determinado alimento, e as pessoas já querem retirá-lo da dieta.

Quais seriam essas falhas?

Não se trata de uma falha propriamente dita, mas de entender, por exemplo, que o antibiótico pode ser bom para muitas aplicações, mas tem um risco em potencial, que é o de resistência.

Ou que as informações de que é preciso eliminar o glúten se destinam àquela parcela de 1% da população que têm reação imune à proteína.

A noção de que as coisas podem ser boas e más ao mesmo tempo não imobiliza? Na prática, não temos que saber o que comer e o que não comer?

Um conceito importante que precisa ser introduzido na alimentação é o de moderação, mas ele parece ter sido esquecido na modernidade.

Também está na natureza do ser humano querer fazer do mundo um lugar mais simples. As pessoas não gostam da ideia de que algo que é muito bom possa ter problemas. Então, transformam o que tem problema numa coisa necessariamente ruim. E algo que tem benefício para um grupo específico [como a dieta sem glúten] em algo totalmente bom para elas.: 
Fonte http://www.abradilan.com.br/noticias_detalhe.asp?noticia=21448

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.