terça-feira, 4 de novembro de 2014

SEG, 03 DE NOVEMBRO DE 2014 00:09      ACESSOS: 424
Imprimir PDF
 

Foto: WikiMediaCoomons/Nasa
Enquanto o Brasil começa a acordar para o mercado da notícia boa, a Europa está alguns passos à frente, já discutindo um outro conceito positivo de jornalismo: o "jornalismo construtivo".
É uma nova forma de noticiário feita com "soluções". São reportagens para servir melhor a sociedade, que apresentam conteúdo mais engajado e direcionado para ajudar as pessoas, a comunidade. 
Esse papel do jornalista, na formação de um lugar melhor pra se viver, será discutido abertamente pela primeira vez, este mês no Reino Unido.

O Primeiro Workshop de 'jornalismo construtivo " será no próximo dia 27, na fábrica Biscuit em Bermondsey, Londres.
"Muitos de nós fomos para o jornalismo com o desejo de ajudar a mudar o mundo. E, no entanto, trabalhando em meios de comunicação tradicionais, muitas vezes nos sentimos frustrados ", explicou Danielle Batist, jornalista e fundador da plataforma Journopreneur, que vai participar da nova oficina pioneira no jornalismo construtivo.

O Workshop vai explicar aos profissionais da área o que é essa nova modalidade de jornalismo, mostrar o conceito, explicar seu valor para a sociedade e dizer onde matérias assim são publicadas.

O preconceito com a notícia boa
"Nos últimos 13 anos no jornalismo eu cobri muitos problemas", disse Batist.
Ele conta que nas redações tradicionais por onde passou os editores diziam que "Notícia boa não é notícia".

"Como eu viajei e vivi em países em desenvolvimento, cada vez mais eu sentia que cobrir apenas "problemas" significava que eu não estava contando a história completa. Apesar das condições difíceis, eu vi muitas pessoas que vinham com soluções. Eles foram corrigindo problemas, inventando novas formas de combater os problemas que enfrentaram. Isso me inspirou, me deixou convicto de que essas partes da história mereciam e precisavam ser ditas também ".

Batist conduzirá o workshop, juntamente com editor do site inglês Positive News e co-fundador do Projeto de Mídia Transformacional, Seán Dagan Wood.

Wood diz que o jornalismo construtivo apresenta um quadro mais completo sobre o mundo, engajado, de interesse para o público e por isso é mais benéfico para a sociedade e para o bem-estar das pessoas.

Impactos do jornalismo focado no negativo
Wood adiantou que "um grupo de pesquisa está medindo os impactos negativos do jornalismo, que é implacavelmente focado no negativo, e revelando os benefícios para os indivíduos e para a sociedade de uma abordagem mais positiva.

"Ao colocar mais elementos positivos nas reportagens convencionais - mantendo seus padrões de qualidade, relevância e diversidade - nós podemos reforçar o compromisso do jornalismo com a verdade e seus princípios éticos, e criar uma abordagem mais construtiva".

O workshop deste mês é apenas o começo. 
A ideia é desenvolver cursos mais abrangentes e detalhados no futuro, trabalhando com instituições do setor e acadêmicos também, para formar profissionais diferenciados.

Serviço
Primeiro Workshop de Jornalismo Construtivo

27 de novembro
Fábrica Biscuit em Bermondsey / Londres.
Valor: £ 250 
www.constructivejournalism.org 

Com informações do PositiveNews
Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.