domingo, 16 de novembro de 2014

SEX, 07 DE NOVEMBRO DE 2014 13:03      ACESSOS: 183
Imprimir PDF
    

Foto: WikimediaCommons
Por Roberto Garini
É isso mesmo. Colaboradores que erram fazem bem às empresas.
Só erra quem tenta, quem decide, quem avança limites, quem cria, ou quem tem espirito empreendedor.
As empresas criam regras e com elas a criatividade fica represada. Não existe a criação em um ambiente cercado de regras.
A inventividade é inversamente proporcional aos paradigmas, porque uma coisa é liberdade, a outra é prisão.

Paradigma é o mesmo que modelo, regra, ou padrão, e são eles que evitam os erros de negligência, ou imperícia.
Mas não são esses os erros a que me refiro.  Falo dos erros cometidos ao tentarmos soluções inusitadas, criativas, ou inovadoras que às vezes podem não dar certo.

Mas todo gerente deve conter seus ímpetos de juiz implacável quando um colaborador tenta uma estratégia diferente da que está nos manuais.

Está óbvio que o erro cometido causará algum prejuízo, mas a equipe ganha muito quando vê a empresa dando a chance da criação, em detrimento de um erro.

Nunca podemos esquecer que um erro pode ser consertado, mas quando não se faz nada, não há o que consertar.
Empresas de ponta e com alta tecnologia não podem e não devem viver da mesmice. Necessitam de estratégias inovadoras, da busca do moderno e do criativo.

Necessitam de pessoas que avançam o sinal. São aquelas pessoas que se antepõe aos paradigmas. Na verdade é aquele corajoso colaborador que busca outras soluções que ainda não estão escritas e se arrisca, podendo cometer um erro.

Equipes de alta eficiência não são equipes que não erram, mas são equipes que consertam os erros cometidos. Têm a capacidade de descobrir a falha e promover a volta aos trilhos.

Errar
O erro não tem que ser cultivado, mas é certo que ele deve existir como instrumento de melhoria continua.
O erro de hoje será o grande acerto do amanhã.

Erra mesmo quem não faz nada.
Erra mesmo quem não decide.
Erra mesmo quem não se posiciona.

De agora em diante pense que a noticia de um erro é uma boa noticia: a boa noticia que haverá conserto, haverá posicionamento e haverá decisão.

Da redação do SóNotíciaBoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.