domingo, 23 de novembro de 2014


Para sucesso do ‘Meu Novo Mundo’, Senai-SP cuida da formação profissional e Sesi-SP alia esporte, educação e qualidade de vida



Instituições vão atuar no projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp
O projeto “Meu Novo Mundo”, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE-SP), viabiliza ações conjuntas para a inclusão profissional de pessoas com deficiência em indústrias cuja matrizes estejam localizadas no Estado de São Paulo.
A iniciativa articula cursos de aprendizagem industrial oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e atividades esportivas e de cidadania por intermédio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Tudo isso em articulação com instituições que atuam no setor
Para cada semana, a pessoa com deficiência tem 16 horas de atividades no Sesi-SP e no Senai-SP e quatro horas na empresa. Apenas podem ser contratados aprendizes a partir de 14 anos.
Pela grade horária, o aluno recebe formação profissional às segundas, quartas e sextas, sendo apenas um desses dias na empresa e os demais no Senai-SP. Às terças e quintas, as atividades serão no Sesi-SP.
O módulo básico explora linhas didáticas na área vocacional para o mundo do trabalho e diversas formas de comunicação, além de estimular a cidadania, de modo que o aprendiz possa conhecer direitos e deveres e noções de matemática.
“O grande link do Sesi-SP e do Senai-SP é por meio do desenvolvimento de valores como respeito aos outros e às regras, trabalho em equipe, cooperação, responsabilidade, amizade, comprometimento e confiança”, explicou Mario Quaranta, supervisor de Qualidade de Vida da Divisão de Esportes e Qualidade de Vida do Sesi-SP.
“Nossa visão de futuro é que o programa seja bom para todos, que todos tenham um ganho de aprendizado. Vamos fazer de tudo para que isso dê certo˜, disse Daniela Rocha, especialista em Educação Profissional da Gerência de Educação da Diretoria Técnica do Senai-SP.
Quarenta e Daniela: valores destacados em nome do rendimento dos participantes. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Quaranta e Daniela: valores destacados em nome do rendimento dos participantes. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Entenda o papel de cada instituição
Senai-SP –  O Senai-SP vai proporcionar a formação profissional. Para essa fase inicial foram escolhidas cinco ocupações. Entre elas, auxiliar (de linha) de produção; assistente administrativo e almoxarife; e assistente técnico de Tecnologia da Informação e inspetor de qualidade. Entre outras funções, o Senai-SP tem ainda o papel de colaborar para a adaptação de máquinas e equipamentos, prover suporte para a acessibilidade, atuar na formação de equipes e na preparação das empresas parceiras para a inclusão.
Sesi-SP – O Sesi-SP trabalhará a parte social da iniciativa, com atividades que aliam esporte , educação, cultura e qualidade de vida. Entre elas, a integração com programas já existentes como Atleta do Futuro, Princípio Acidente Zero, Educação de Jovens e Adultos e orientação nutricional. Entre outro serviços, o Sesi-SP pode cuidar ainda de atividades de sensibilização nas empresas, reabilitação clinica, e quando possível, envolver os atletas de alto rendimento para inspirar os aprendizes, dentro do programa Pedagogia do Exemplo. Também atuará no desenvolvimento do relacionamento interpessoal e da criatividade dos aprendizes por meio da atividades artísticas.
Fiesp – A Fiesp faz a coordenação do projeto, a articulação institucional com os atores envolvidos, a mobilização das empresas e as parcerias com instituições.
Instituições – As instituições vão indicar participantes para o programa e sensibilizar famílias sobre a importância da inclusão.
Empresas – Fazem a contratação dos aprendizes com deficiência e prepara ambiente e equipes para a inclusão ao longo do programa.
Órgãos públicos – Têm o papel de mapear possíveis participantes e políticas publicas de apoio ao projeto, como por exemplo, iniciativas que facilitem o transporte público.

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Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.