terça-feira, 4 de novembro de 2014

TER, 04 DE NOVEMBRO DE 2014 08:05      ACESSOS: 67
Imprimir PDF
 

Foto: EPA
A tecnologia a favor da vida.
Um estudante de 23 anos anos criou um drone-ambulância que pode levar um desfibrilador para um paciente num raio de 12 km2, em apenas 1 minutos.A invenção pode aumentar a chance de sobrevivência de 8% para 80%, em pessoas com parada cardíaca.O trabalho genial foi feito durante um trabalho de graduação.

O estudante de engenharia Alec Momont, da Holanda, foi quem desenvolveu o aparelho, que pode voar a até 100 quilômetros por hora.

O drone-ambulância é impulsionados por seis hélices e pode transportar uma carga 4 kg, neste caso, um desfibrilador.
"Cerca de 800 mil pessoas sofrem uma parada cardíaca na União Europeia a cada ano e apenas 8% sobrevivem", disse Momont na TU Delft University. 

"A principal razão para isso é o tempo de resposta relativamente longo de serviços de emergência de cerca de 10 minutos, enquanto que a morte cerebral ocorre com 4 a 6 minutos", lembrou.

"Isso se aplica especialmente para situações de emergência, tais como insuficiência cardíaca, afogamentos, traumas e problemas respiratórios, e tornou-se possível porque as tecnologias, como de um desfibrilador para salvar vidas, agora podem projetar [aparelhos] pequenos para serem transportados por um drone". 

Rastreamento
O drone-ambulância rasteia chamadas móveis de emergência e usa o GPS para navegar. 
Uma vez no local, um operador, como um paramédico, pode assistir, falar e instruir aqueles que ajudam a vítima, usando uma câmera conectada a uma sala de controle através de uma webcam livestream. 

O protótipo já atraiu o interesse dos serviços de emergência, incluindo o de Amsterdã, disse o diário holandês Algemeen Dagblad.
A Fundação holandesa do coração também aplaudiu a idéia, acrescentou o jornal.



Próximos passos
Mas Alec Momont quer mais.
A ideia é que seu robô se torne uma "caixa voadora de ferramentas médicas", capaz de levar uma máscara de oxigênio a uma pessoa presa em um incêndio, ou uma injeção de insulina para quem tem crise de diabetes. 

O drone ainda está em fase de testes.

Ele disse que espera ter uma rede de drones de emergência operacional em toda a Holanda, em cinco anos. 
O aparelho deverá custar cerca de 19 mil dólares, cerca de 47 mil reais. 
"Espero que ele salve centenas de vidas nos próximos cinco anos", disse Momont. 

Veja como funciona:



Com informações do DailyMailMatéria sugerida por Karen Gekker
Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5818

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.