sábado, 6 de junho de 2015

USP oferece videoaulas de Língua Brasileira de Sinais

Fonte: Marta Gil, Consultoria em Inclusão

As videoaulas estão disponíveis gratuitamente para todos, mesmo os que não são alunos da USP - e dá prá ver o intérprete em tela cheia, não só na janelinha.
Agora só falta falar também sobre os surdos oralizados, que falam português - e que são muitos.

Abraços
Marta Gil
_________________
USP oferece videoaulas de Língua Brasileira de Sinais

Publicado em 28 de maio de 2015
A disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD – FLL 1024 foi idealizada para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. As videoaulas também ficam disponíveis para o público interessado no Portal e-Aulas USP.
Para a disciplina, foi desenvolvida uma série de videoaulas divididas em duas partes, todas produzidas pelo grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação. A primeira com o conteúdo teórico de 10 videoaulas apresentando um panorama histórico, social e pedagógico sobre o desenvolvimento da língua de sinais, e mais especificamente da Língua Brasileira de Sinais, Libras. A coordenação é do professor Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Aulas teóricas e práticas
As aulas teóricas são apresentadas em Português pelo professor Felipe Barbosa, e em Libras, com legendas em Português, pela professora Janice Gonçalves Temoteo. Ao contrário do habitual para produtos audiovisuais acessíveis, a versão da aula em Libras não é uma pequena janela no canto da tela, e sim, um vídeo à parte, com a intérprete de Libras em tela cheia.
A segunda parte do curso é a prática de Libras,onde os alunos se familiarizam com os principais vocabulários e expressões da Libras de uma maneira inovadora, por meio de uma websérie de ficção totalmente sinalizada em Libras. A série em 10 episódios conta a história de Diogo, um garoto surdo de 15 anos que é novo na cidade e na escola. Não bastassem os conflitos normais de um garoto de sua idade passando por essas mudanças, ele terá que lidar com conflitos ainda maiores, uma vez que a escola para onde ele vai não está preparada para receber um aluno surdo.
As filmagens foram realizadas nas salas do Departamento de Letras da FFLCH-USP, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação e do Departamento de Linguística. No elenco, foram chamados não-atores com conhecimentos de Libras, alguns deles surdos.
Disponibilidade
Os alunos dos cursos de licenciatura da USP poderão cursar a disciplina no ambiente virtual Stoa, desde que devidamente matriculados.
Os interessados na disciplina não matriculados ou que não são alunos da USP poderão acessar os conteúdos e os materiais no ambiente virtual Stoa no link:
As videoaulas também ficam disponíveis para o público no Portal e-Aulas USP.
As partes teórica e prática do curso já estão disponíveis. A parte prática, com a websérie em Libras, foi lançada dia 18 de maio. Serão publicados dois episódios por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.