quinta-feira, 18 de junho de 2015

TER, 16 DE JUNHO DE 2015 02:04      ACESSOS: 296
Imprimir PDF
    

Foto: Aldo V. Silva/Cruzeiro do Sul
Festa junina sem fogos nem bombas.
Sim! Não haverá queima de fogos na festa junina da Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, neste ano.
A decisão foi tomada levando em conta diversos motivos ligados aos animais, ao meio-ambiente e até ao mosquito da dengue.
O diretor de Área de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Welber Senteio Smith, explicou que a Secretaria da Cultura e a Sema tomaram essa decisão levando em conta, principalmente, o bem-estar dos animais, já que fogos causam uma série de perturbações a ele e ao meio ambiente.

"Milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) são espalhadas pelo ar e, assim, aumentam as emissões para a atmosfera.
O foguete libera estrôncio, uma perigosa substância tóxica, e sua queda pode provocar incêndios.

Há forte poluição sonora (120 decibéis - limiar da dor). Os fogos assustam as aves e outros animais que mudam o comportamento, alterando a rotina e, muitas vezes, provocando a migração e acidentes.

O uso indiscriminado de fogos de artifício afasta das cidades os pássaros, como coleirinha, bico-de-lacre, andorinha, sanhaço, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, pintassilgo, tico-tico, corruíra, joão-de-barro, que se alimentam de todo tipo de inseto danoso ao ser humano, inclusive, o mosquito da dengue.
"O constante barulho das explosões e dos tiros faz com que os pássaros se afastem da região, abrindo espaço para os insetos. O uso consciente dos fogos de artifício poderia contribuir para preservar este tipo característico de fauna presente nas cidades", diz.

Esta não é a primeira vez que isso acontece.
Há pelo menos 3 anos a prefeitura de Sorocaba não faz mais queima de fogos na Festa Junina da cidade.

Com informações do CruzeiroDoSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.