domingo, 28 de junho de 2015

 AOS  90 ANOS GANHEI FESTA TÃO BONITA!

   Hoje já tenho 93, meu nome é Elza.
   Nesta festa não faltou ninguém, vieram até meus primos de Jaú! Dá uma sensação tão boa de ser querida!
   Criança estudei até meus 7 anos. Meu pai investiu em plantação de café, o preço caiu. Ele dizia que deitou rico e acordou pobre. Precisou vender nossa casa, mudamos para o sítio, eu e meus irmãos não pudemos continuar nosso estudo. Até hoje não me conformo...
   Mocinha, adorava passear. Gostei de moço bem mais velho que eu.Casamos, mas ele não foi muito hábil para administrar nossa vida de família que nunca teve sossego financeiro. Tivemos quatro filhos, uma mulher. Tenho 8 netos.
   Com 46 anos consegui emprego de servente no SESI, adorava meu serviço! Podia fazer novas amizades.
   Meu marido faleceu, e continuei trabalhando até os 60 anos. Morava com meu caçula, e depois que ele casou passei a morar sozinha durante uns 20 anos – eu e minhas plantinhas.... Não tinha medo.
   Eu e minhas amigas passeávamos todos os dias, buscávamos os grupos de ginastica de terceira idade, chegamos a participar de dois corais ao mesmo tempo!
   Chegou então a hora em que minha filha achou mais certo que eu viesse morar em sua casa, aqui em Americana. Ela tem hoje 70 anos, e seu marido 71. Ele é muito carinhoso comigo.
   Minha audição e minha visão já inspiram cuidados, e preciso de algum apoio para me locomover desde que fiz cirurgia para a coluna, aos 85 anos. Tinha muita dor, resolveu.
   Uso um batonzinho todos os dias!
   Faço casacos e sapatinhos de crochê para bebes que precisam ganhar um agasalho.                                                            
“O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente...” Mario Quintana
Caso real. Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.