domingo, 7 de junho de 2015

SEX, 05 DE JUNHO DE 2015 02:00      ACESSOS: 188
Imprimir PDF
 

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA/divulgação
"Troca Solidária" é o nome de um projeto muito interessante criado em Porto Alegre (RS).
Ele dá livros ou alimentos para quem doar materiais recicláveis.
O projeto piloto começou em dezembro passado e trocava resíduos apenas por comida. 
Deu tão certo que, em março deste ano, tornou-se um programa permanente do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da cidade. 
Agora, em nova fase, o programa quer incentivar a população a ler, por meio da troca de lixo por livros.

500 livros doados
A última edição do projeto aconteceu no fim de semana passado em dois locais: em uma escola municipal do bairro de São José e em uma comunidade na Restinga.

Foram trocados 305 quilos de materiais por livros e, ao todo, foram doadas 557 obras literárias, distribuídas aos participantes e à biblioteca da escola que recebeu o projeto.

Além disso, o DMLU eliminou um foco de lixo no entorno da escola que sediou a última edição do projeto. 

O lugar ganhou um jardim, que será cuidado pelos professores e alunos a fim de evitar que o espaço volte a ser mal utilizado.

Como participar
Basta levar ao ponto de coleta quatro quilos de recicláveis – metais, plásticos, vidros, papéis e embalagens longa vida – e trocá-los por um quilo de hortifrutigranjeiros, ou dois livros (doados pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais), sendo que uma das obras fica para o acervo da biblioteca de uma escola participante.

Se você não mora em Porto Alegre e curtiu a iniciativa, pode sugerir para a prefeitura da sua cidade para promover ações como esta. Que tal?

Em média, cada brasileiro produz um quilo de lixo por dia. 

Em 2013, o Brasil jogou fora cerca de 76 milhões de toneladas de embalagens, restos de alimentos e outros materiais – 30% poderiam ser reaproveitados, mas só 3% foram para a reciclagem.

Com informações do PlanetaSustentável
http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.