domingo, 21 de junho de 2015

Consultoria em Inclusão, Marta Gil compartilha:

Duas iniciativas importantes: duas revistas da área jurídica abordam os temas da Acessibilidade  e da Inclusão em diversas esferas da vida social. Para que a inclusão aconteça de verdade, como queremos, é essencial que os operadores de Direito conheçam as conquistas e avanços, como os trazidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e, mais recentemente, com a aprovação da LBI - Lei Brasileira de Inclusão.

Os artigos estão em PDF e podem ser acessados por softwares leitores de tela.

1. O link direto para a 20ª. edição da Revista Digital Científica da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - ESA - OAB - SP é


Esta edição da Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia trata da IGUALDADE E DIGNIDADE sempre necessárias para a INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
aborda  aspectos essenciais trazidos pela Convenção da ONU (dentre os quais se destacam o novo conceito de pessoa com deficiência e o princípio da não discriminação); traz também questões sociais e jurídicas que implicam ter um filho com deficiência; fala da educação inclusiva como um caminho essencial para a construção de uma sociedade mais justa e do trabalho como um direito fundamental, essencial ao resgate da cidadania das pessoas com deficiência; da ocupação de cargos elevados por profissionais nessas condições; trata do BPC Trabalho e, ainda, da incrível história de inclusão social de um advogado e seu cão guia.

Tive a honra de ser convidada para escrever o artigo sobre Educação Inclusiva e agradeço muito à Daniela Kovacs esta oportunidade maravilhosa.

2. A Revista do TRT 2 - Tribunal Regional do Trabalho tratou de acessibilidade e inclusão na sua 10ª. edição, em 2012: 

Temas tratados: 
  • Acessibilidade
  • Doutrina 
  • Comissão de Acessibilidade do TRT de São Paulo - Efetividade e ações afirmativas - Alvaro Alves Nôga 

  • O novo conceito constitucional de pessoa com deficiência: um ato de coragem - Ricardo Tadeu Marques da Fonseca 

  •  Barreiras arquitetônicas urbanísticas e nas edificações - Maria Eulália de Souza Pires e Darcio Reges Tomazelli 

  • As políticas de capacitação das pessoas com deficiência e sua inclusão no mercado de trabalho brasileiro - Renata Bonfiglio e Ivo Cleiton de Oliveira Ramalho
  •  Lei de Cotas - Daniela Ferrari Kovács

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.