terça-feira, 30 de junho de 2015

QUA, 24 DE JUNHO DE 2015 02:02 

Foto: arquivo pessoal
Um século depois da assinatura da Lei Áurea, a escravidão ainda existe no Brasil, mas uma mulher luta contra esse abuso e já conseguiu libertar 2.354 pessoas desde 1995.
Essa brasileira é Marinalva Dantas, auditora do trabalho e uma das maiores referências do país no combate à escravidão moderna e ao trabalho infantil. 
As histórias dessa mulher e dessas causas se misturam e estão contadas no livro A Dama da Liberdade, escrito pelo jornalista Klester Cavalcanti, lançado no mês passado.

Segundo levantamento apresentado no livro, os casos mais comuns de trabalho escravo estão em fazendas de pecuária (29% dos casos registrados pelo governo federal), cana-de-açúcar (25%). 

Dezenove por cento estão em fazendas com outras lavouras, como algodão. 
Os estados com mais casos são da Amazônia Legal: Pará (12.761 de escravos libertos desde 1995) e Mato Grosso (5.953). 

O perfil desses escravos explica sua vulnerabilidade: 62% são analfabetos e 27% estudaram no máximo até a 4ª série.

História
Nascida em uma família muito pobre, em Campina Grande (PB), Marinalva passou os três primeiros anos de vida em uma casa sem luz, água encanada ou esgoto. 

Devido a uma crise grave de lombriga, foi levada à casa dos tios que tinham uma condição financeira melhor e acabou sendo criada por eles, em Natal (RN). 

Aos dez anos, foi visitar a família e reencontrar a mãe que já não reconhecia. 
Essa visita mexeu muito com ela, como contou em entrevista ao Blog ÉPOCA AMAZÔNIA. 

“Me dei conta de que era privilegiada e gostaria que todas as crianças – principalmente meus irmãos – tivessem um pouco do que eu tinha: a possibilidade de brincar e de estudar”. 

A experiência foi uma das bases para que ela crescesse como uma defensora dos mais fracos – como se define.
Marinalva entrou na faculdade de direito e passou em um concurso público para auditora fiscal do trabalho, em 1984. 

Pouco mais de dez anos depois, ingressaria nos primeiros grupos que saíram à caça de fazendas que mantinham trabalhadores em condições degradantes e sem direitos trabalhistas. 

Com informações da Época - See more at: http://sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7102#sthash.qP2a07bn.dpuf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.