quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TAREFA GRANDE, DIVIDIDA EM TAREFAS PEQUENAS E FÁCEIS

   Este é um caso de sucesso em inclusão. Yuri, com síndrome de Rubinstein-Taybi (envolve marcadores físicos específicos, hiperatividade, dificuldades de expressão na linguagem e graus variáveis de comprometimento intelectual), estava em escola particular, por esforço e zelo de seus pais, bem acolhido, mas com resultado pedagógico pequeno. Sabendo que em escolas públicas municipais Yuri contaria com estagiária para fracionar mais e adequar as tarefas para sua compreensão, escolheram a mudança, e encontraram forte apoio humano e técnico para a tarefa, tanto na Diretora, como na Coordenadora Pedagógica, na Professora e na Estagiária de Pedagogia. A inclusão começou com reunião de todos (a criança também), definindo funções e tarefas de cada um, apoiada pela ajuda espontânea dos coleguinhas. Seu pai, formado também em Pedagogia, constatou na equipe sólido conhecimento do processo de aprendizagem infantil. Bolinhas e traços sem fim do antigo caderno escolar foram substituídos por palavras em letra de imprensa (pedagogicamente aceita), e a criança começou a ler espontaneamente. Agora, com dez anos, passou buscar no Google seus jogos favoritos de futebol. Faz gols de verdade em suas aulas do mesmo esporte, e pais e coleguinhas vibram emocionados. Sonha em ser um Neymar (da seleção brasileira, Yuri é Corinthiano!). Agora sabe contar , conhece os dias da semana, tem noção de direita e esquerda. Continua com a APAE (Terapia Ocupacional, Acompanhamento Pedagógico, Psicologia,Educação Física, Fonoaudiologia, Natação). Yuri é pessoa de iniciativa (ajuda muito a mãe em casa), e sabe conquistar muitos amigos, de todas as idades. Sua saúde, graças a todo este equilíbrio emocional que o cerca, vai muito bem, obrigada. Precisa mais?




Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:uadpd@americana.sp.gov.br,
Blog: Misture Tudo.

2 comentários:

  1. Linda história de Yuri!
    É um grande exemplo e motivação, para alguns profissionais de que o trabalho em equipe conduz à resultados mais eficazes!
    Quero Parabenizar o herói Yuri, que vem vencendo seus obstáculos e toda a equipe de profissionais, que colaborou muito para que a inclusão fosse realizada!

    Mayara F. Machado

    ResponderExcluir
  2. Una doctora en medicina, nicola whitehill, me pidió que comprara medicamentos herbales dr itua para la esclerodermia, ya que junio es el mes de la esclerodermia. me costó mucho pasar y recuerda que he pasado por mucho! ¡He aprendido mucho sobre las hierbas medicinales y mi lucha por tener un estilo de vida saludable! Le he recomendado las hierbas medicinales dr itua a muchas personas para que puedan ver que la lucha puede ser difícil a veces, ¡pero vale la pena! vale la pena luchar, así que nunca se dé por vencido y continúe siendo su propio defensor y es posible que deba cambiar de médico para obtener la mejor atención para su cuerpo. ¡mantén la cabeza en alto y sigue avanzando a pesar del obstáculo en el que te encuentres! Dios solo te da lo que puede manejar, así que pon tu fe, confianza y esperanza en él y pídele que te muestre la dirección en la que quiere que vayas. al investigar y encontrar lo que está poniendo en o sobre su cuerpo puede ayudar enormemente y ayudarlo a usar los alimentos como medicina para ayudar a sanar su intestino. dr itua tiene todo tipo de medicamentos a base de hierbas para curar todo tipo de enfermedades, como herpes, diabetes, hpv, copd, als, ms, vih, cánceres, hepatitis, parkinson, infertilidad y otras enfermedades e infecciones humanas que puede haber estado pasando en tu vida dr itua te preparará una cura permanente. Contacto de correo electrónico del centro herbal dr itua: drituaherbalcenter@gmail.com. www.drituaherbalcenter.com

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.