quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TAREFA GRANDE, DIVIDIDA EM TAREFAS PEQUENAS E FÁCEIS

   Este é um caso de sucesso em inclusão. Yuri, com síndrome de Rubinstein-Taybi (envolve marcadores físicos específicos, hiperatividade, dificuldades de expressão na linguagem e graus variáveis de comprometimento intelectual), estava em escola particular, por esforço e zelo de seus pais, bem acolhido, mas com resultado pedagógico pequeno. Sabendo que em escolas públicas municipais Yuri contaria com estagiária para fracionar mais e adequar as tarefas para sua compreensão, escolheram a mudança, e encontraram forte apoio humano e técnico para a tarefa, tanto na Diretora, como na Coordenadora Pedagógica, na Professora e na Estagiária de Pedagogia. A inclusão começou com reunião de todos (a criança também), definindo funções e tarefas de cada um, apoiada pela ajuda espontânea dos coleguinhas. Seu pai, formado também em Pedagogia, constatou na equipe sólido conhecimento do processo de aprendizagem infantil. Bolinhas e traços sem fim do antigo caderno escolar foram substituídos por palavras em letra de imprensa (pedagogicamente aceita), e a criança começou a ler espontaneamente. Agora, com dez anos, passou buscar no Google seus jogos favoritos de futebol. Faz gols de verdade em suas aulas do mesmo esporte, e pais e coleguinhas vibram emocionados. Sonha em ser um Neymar (da seleção brasileira, Yuri é Corinthiano!). Agora sabe contar , conhece os dias da semana, tem noção de direita e esquerda. Continua com a APAE (Terapia Ocupacional, Acompanhamento Pedagógico, Psicologia,Educação Física, Fonoaudiologia, Natação). Yuri é pessoa de iniciativa (ajuda muito a mãe em casa), e sabe conquistar muitos amigos, de todas as idades. Sua saúde, graças a todo este equilíbrio emocional que o cerca, vai muito bem, obrigada. Precisa mais?




Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:uadpd@americana.sp.gov.br,
Blog: Misture Tudo.

Um comentário:

  1. Linda história de Yuri!
    É um grande exemplo e motivação, para alguns profissionais de que o trabalho em equipe conduz à resultados mais eficazes!
    Quero Parabenizar o herói Yuri, que vem vencendo seus obstáculos e toda a equipe de profissionais, que colaborou muito para que a inclusão fosse realizada!

    Mayara F. Machado

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.