quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ministério prevê profissionalização de 50 mil beneficiários do BPC

A coordenadora geral de acompanhamento dos beneficiários do Departamento de Benefícios Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Elyria Bonetti, afirmou, há pouco, que a inclusão social por meio da qualificação profissional, uma das metas do Ministério, prevê que, até 2014, 50 mil beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estejam sendo profissionalizados. Atualmente, são 784 beneficiários em nove municípios.
Elyria participa de seminário da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o Plano Viver Sem Limites, lançado há um ano pelo governo federal para investir em políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiência. O plano é coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ela destacou também como um avanço do Plano a alteração do conceito do que é pessoa com deficiência.
O MDS também alterou o regimento do BPC para que o beneficiário possa acumular por até dois anos o benefício e o salário proveniente de estágio em empresas.
Outro projeto do MDS é a criação de Centros-Dia de Referência para atendimento de pessoas com deficiência que dependem de cuidado de terceiros. A meta até 2014 é implantar 27 centros. Hoje, quatro municípios têm recursos para a implementação desses centros: Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte e João Pessoa, que inaugurou seu centro em 04 de dezembro deste ano.
Até 2014, o MDS quer que todos os 378 mil beneficiários estejam matriculados nas escolas. Atualmente, 306 mil beneficiários estão matriculados em 2.354 municípios.

 Fonte: Site Camara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.