segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DIZEM QUE SOU GUERREIRA, TRABALHADEIRA, LUTADEIRA

   Já perdi muitas oportunidades de emprego por causa de minha altura – 1,50m. Meu avô, meu pai, eu e duas irmãs, todos temos raquitismo nos ossos.Com esta deficiência, acontecem falhas no crescimento da parte óssea , com dificuldades para construção de ossos fortes, resistentes o suficiente para sustentar o corpo de uma pessoa, sem se deformar. Podemos ainda ter fraqueza muscular e dores.Percebi que era diferente das outras crianças com nove anos, e com treze insisti muito com minha mãe para buscarmos operação, tratamento, queria ser “normal”.Minhas irmãs e eu fizemos a cirurgia, naqueles tempos eram três meses de gesso da cintura até os pés, pés e joelhos mais três meses, cada tornozelo mais três, vivencia de “múmia” de um ano.Fiquei “correta”.Conseguí freqüentar a escola regular até a quinta série, com o supletivo alcancei a oitava .Comecei a trabalhar como babá aos quatorze anos.Já fiz rejunte de azulejos, faxina, fui empregada doméstica. Hoje trabalho com atendimento de clientes, ao telefone, preciso do convênio médico que este emprego me propicia, acho que vou precisar de nova operação pois venho sentindo muita dor depois de um tombo em um buraco disfarçado por grama. Afundei a perna até o joelho, que inflamou e gerou possível artrose e muita dor.Está difícil para andar, perco o controle da perna afetada, ouço estalidos. Raquitismo pode progredir com a idade.Tenho 32 anos, moro há dois com parceiro, depois de dois de namoro.Nos encontramos casualmente, em um telefonema. Ele tem muito mais idade do que eu.Saí do Paraná em busca de novas oportunidades de emprego, mesmo longe da família.Ando pensando em engravidar ou adotar uma criança. Ser sua companheira hoje, sonhando com um companheiro-filho no futuro.



Caso real por Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga.
Publicado no Jornal O Liberal 20de janeiro de 2013

2 comentários:

  1. Parabéns pelas matérias,suas matérias sempre
    acrescenta algo!
    boa tarde
    Elizabtheh

    ResponderExcluir
  2. Eu estava com saudades de seus comentários. fico feliz de saber que acrescento algo para voçês pensarem, é minha função de psicóloga, estou cumprindo meu trabalho de forma correta!Até quinta-feira! (31 de janeiro, mesma hora e mesmo local!)(Reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade)

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.