segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

5 aplicativos para estudantes com deficiência

Possuir uma deficiência pode atrapalhar o processo de aprendizagem de um estudante, mas a tecnologia pode ser usada para compensar o problema. Confira 5 aplicativos para iPhone que podem ser úteis para estudantes com as mais variadas deficiências


Embora a inclusão e a acessibilidade sejam prioridades na educação atual, ainda é difícil encontrar práticas realmente inclusivas para estudantes com deficiências, sejam elas cognitivas ou motoras. Esses estudantes ficam, muitas vezes, em desvantagem no processo educativo. Para resolver esse problema, os professores podem contar com a ajuda da tecnologia. Confira 5 aplicativos úteis para esses estudantes.

5 aplicativos para estudantes com deficiência: 1.ArtikPix
Com o ArtikPix, um aplicativo grátis voltado para capacitar professores de educação especial e alunos, é possível proporcionar diversas maneiras de interação e aprendizado simultâneos. O aplicativo permite que os estudantes pratiquem discursos, além de ser útil para que os professores coletem e mantenham controle dos dados por meio do Google Spreadsheets.


5 aplicativos para estudantes com deficiência: 2. In My Dreams
In My Dreams é um aplicativo de combinação e leitura que permite que os estudantes aprendam, de maneira efetiva, a leitura, a escrita e a fala por meio de animações e repetições. O app utiliza vozes, linguagens de sinais, fotos e palavras que ajudam os estudantes a enriquecer seus vocabulários e estruturas de frases, bem como diferenciar conexões entre palavras e imagens.


5 aplicativos para estudantes com deficiência: 3. ADHD Angel
Além dos problemas de aprendizagem encontrados por muitos estudantes, outra dificuldade frequente é em manter o foco, especialmente para jovens com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Para ajudar com o problema, o ADHD Angel faz com que os estudantes entendam sua condição e monitorem, além de gerenciar, seus sentimentos. O aplicativo conta com lembretes para medicação, mas também fornece informações sobre o transtorno e possui detalhes de contatos de emergência, conselhos e lembretes para que os estudantes lidem com o TDAH mesmo na escola.


5 aplicativos para estudantes com deficiência: 4.TapToTalk
Para estudantes que sentem dificuldade em se comunicar por conta de autismo, paralisia cerebral ou mesmo dificuldades de fala, uma ferramenta de comunicação bastante útil é o aplicativo TapToTalk, que funciona como ferramenta de comunicação simples e divertida. O aplicativo está cheio de fotos que o usuário pode tocar para expressar seus sentimentos e necessidades. Além dele, existem outros aplicativos afins, como o TapToTalk Uploader, que ajuda as crianças a expandirem seu álbum de fotos enviando as próprias imagens,


5 aplicativos para estudantes com deficiência: 5. Learn Braille Alphabet
Mesmo que um estudante não seja deficiente visual, é sempre bom aprender novas maneiras de comunicação, como o Braille. Estudantes que não enxergam ou que tenham algum familiar ou amigo nessa situação podem aprender o alfabeto Braille de uma maneira simples com o aplicativo Learn Braille Alphabet. Além disso, o aplicativo ainda oferece games.

Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.