quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Texto lindo de ontem que vale para hoje e sempre - de Mirian Goldberg

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2013/12/1391723-como-se-fosse-a-primeira-vez.shtmlhttp:/,

31/12/2013 - 02h30

Como se fosse a primeira vez

Ouvir o texto
Tenho pesquisado mulheres brasileiras há mais de 25 anos. Elas dizem que querem ser "elas mesmas", e, mais ainda, que querem ser "o seu melhor". No entanto, dão inúmeros exemplos de situações em que só conseguem ser "o seu pior".
Uma professora de 47 anos disse: "Quando casei foi a realização do meu maior sonho. Eu amava tudo o que o meu marido fazia. Hoje, 20 anos depois, acho tudo um tédio, chato, sem graça. Queria voltar a sentir o tesão do início".
O que acontece, com o passar do tempo, que destrói "o tesão do início" e faz com que tudo o que despertava paixão passe a provocar raiva, irritação ou indiferença?
Uma psicóloga de 40 anos contou: "Os primeiros anos com meu marido foram deliciosos. Ele chegava do trabalho, nos beijávamos muito e passávamos horas na cama transando, conversando, brincando. Hoje, temos preguiça de tudo, até de transar. Só não temos preguiça de brigar e de implicar um com o outro".
Após anos de pesquisas, uma questão me inquieta: por que parece mais fácil ser o nosso pior do que o nosso melhor nas relações que são mais fundamentais em nossas vidas? Por que exibimos o nosso melhor lado, vestimos a melhor roupa, exercemos o melhor humor em ocasiões especiais (ou no Facebook) e, na maior parte do tempo, deixamos o nosso pior tomar conta?
Por que a energia para ser o nosso pior parece ser tão mais poderosa? Por que dá muito mais trabalho ser o nosso melhor?
Uma dermatologista de 50 anos disse: "Casei com o grande amor da minha vida e nos últimos anos eu só reclamava, me irritava com bobagens, estava insatisfeita com tudo. Nosso amor foi minguando, pois não prestávamos mais atenção nos cuidados, nos carinhos, nas delicadezas. Sempre me pergunto: 'Em que momento deixei de ser o meu melhor para ser apenas o meu pior?'".
Como seria a nossa vida se fôssemos capazes de manter o nosso "eu melhor" todos os dias, e não apenas em festas e ocasiões especiais?
Como seria se voltássemos a sentir o mesmo tesão e o mesmo encantamento como se fosse sempre a primeira vez?
Que em 2014 cada um de nós consiga ser "o seu eu melhor" sempre.
Feliz Ano-Novo!
mirian goldenberg
Mirian Goldenberg é antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de "Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade" (Ed. Record). Escreve às terças, a cada 15 dias na versão impressa de "Equilíbrio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.