Aos 84 anos, ela trabalha duro nas gravações dos 14 capítulos da nova série
Aos 84 anos, ela trabalha duro nas gravações dos 14 capítulos da nova série
A velhinha mais esperta, estrepitosa e deliciosa da televisão estará de volta na quinta-feira da semana que vem, dia 30. É quando começa a nova série “Doce de Mãe”, trazendo Fernanda Montenegro, 84, no papel de Dona Picucha. A gravação dos capítulos é puxada, com longas horas de trabalho, como afirma este artigo da sempre ótima Roberta Pennafort para o Estadão. Mas Fernandona dá conta desse recado e de muito mais.
Leia o artigo:
Um ano e um Emmy depois, Dona Picucha está de volta. A intrépida personagem apresentada no telefilme da Globo Doce de Mãe, que deu o prêmio máximo da TV mundial a Fernanda Montenegro, é o centro de uma série em 14 capítulos que estreia no dia 30. As gravações, no Rio e em Porto Alegre, têm sido extenuantes – dez horas por dia, praticamente todo dia. Aos 84 anos, Fernanda não esmorece.
Se eu disser que fico exausta, estou mentindo, e se disser que não fico, também. Tenho uma disponibilidade e uma preparação metal e física praticamente há 70 anos, e muitas vezes juntando teatro, TV e cinema. É uma estrutura de atleta mesmo, não tenho pudor de dizer”, diz a atriz, citando colegas também na casa dos 80 com o mesmo vigor: Nathalia Timberg, Laura Cardoso, Lima Duarte, Ary Fontoura…
O diretor, Jorge Furtado, conta que Fernanda não descansa sequer nos dias de folga. “A gente ficou gravando sem parar e quando teve um único dia livre, toca meu telefone e era ela perguntando: ‘Vem cá, na cena 18…’. A Fernanda estuda o roteiro na folga! É mesmo um ponto fora da curva”.
Autor do texto, Furtado juntou histórias de sua própria família (mães, tias) e de conhecidos e criou em cima delas para chegar às situações do cotidiano de Picucha e sua prole. A questão central do telefilme, quem vai ficar com a matriarca depois que a empregada, sua única companhia, a deixa, para se casar, continua no ar. As novas peripécias incluem uma passagem breve por uma casa geriátrica, a apresentação de um programa de TV e a descoberta de segredos do falecido marido. Clique aqui para ler mais. E não deixe de ver a entrevista abaixo: