segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Eu me reinvento - Caso Real

“Eu me reinvento”
Sou Ilka, enfermeira, tenho 51 anos. Fui Professora do Curso Técnico, Coordenadora de Enfermagem do SAMU e Professora da Universidade Estadual de minha cidade.  Concursada há 24 anos, trabalho em um hospital  estadual onde coordenei o setor de Clínica Cirúrgica durante vários anos e de Enfermagem Geral durante cinco anos. Atualmente Trabalho na Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e faço as entrevistas de familiares que podem se decidir pela doação de órgãos de seus parentes para salvar vidas . Preciso enfrentar a dor da morte com cada um deles, deixando que a delicadeza que só é possível para o coração, guie meus pensamentos e palavras. É nestes momentos que eu me reinvento.
    A reinvenção própria surgiu mais forte depois de acidente automobilístico, que resultou em Traumatismo Raqui-medular. Senti minhas pernas inflando, ouvi um “estalo” em minha coluna. Mantive a calma, como era enfermeira instruí quem me socorria para me posicionar e transportar de forma correta, evitando um agravamento da lesão. A dor era muito intensa, desesperadora, mesmo. Dez dias depois fiz cirurgia para estabilizar a coluna (artrodese), e transferida para o Hospital Sarah passei em minha vida os quatro meses de mais intensa saudade de minha mãezinha-sempre-parceira e filhos. Hoje são adultos – duas moças gêmeas de 29 anos e um moço de 23. Na época do acidente, um vizinho me aconselhou a não voltar mais para a enfermagem, a seu ver impossível para quem não pode andar. Queria decidir por mim. Ele me vê até hoje saindo todos os dias para trabalhar.
     Começo agora a organizar outro sonho – gravei um CD cantando e tenho show em dezembro próximo. Quero produzir um bom vídeo. Quando canto as pessoas dizem sentir paz! “Viver é a arte de persistir com delicadeza” – Carpinejar. Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com.



Um comentário:

  1. Olá minha querida, muito obrigada pelo carinho... Beijocas
    Deixo aqui minha fan page e o link para quem quiser ouvir algumas faixas do me cd.

    https://www.facebook.com/IlkaCd?ref=ts&fref=ts

    https://soundcloud.com/ilka-santos/sets/ilka

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.