sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Se você quer comer menos, não tenha pressa, coma devagar e veja com quem está comendo.

Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/?n=1401070000

Se você quer comer menos, não tenha pressa, coma devagar e veja com quem está comendo. - ABC da Saúde 

Se você quer comer menos, não tenha pressa, coma devagar e veja com quem está comendo.
Dois novos trabalhos científicos revelam aspectos interessantes do ato de comer que podem ajudar quem deseja fazer controle de peso. Ambos os trabalhos foram publicados entre o final do mês passado e o início deste novo ano na revista Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
O primeiro trabalho elabora uma revisão da literatura analisando 15 estudos que avaliam o comportamento alimentar. As evidências são consistentes com a idéia que o comportamento alimentar pode ser transmitido socialmente. A informação indicando que outras pessoas estão escolhendo alimentos de alta energia ou baixa energia aumenta a probabilidade da pessoa fazer uma escolha qualitativa similar. O mesmo se repete com a quantidade de comida. Pessoas que são informadas ou veem outros comer mais, têm maior probabilidade de comer mais também. Os pesquisadores concluem com isso que as escolhas alimentares estão associadas a uma identificação social.
O segundo trabalho avaliou o comportamento alimentar no que diz respeito à velocidade com que a pessoa ingere a comida. Foram avaliadas pessoas de peso normal e pessoas obesas ou com sobrepeso (a pessoa com sobrepeso é aquela que tem o índice de massa corporal de 25 a 30 e a pessoa obesa tem o índice de 30 a 35). Os participantes faziam uma refeição em condições tranquilas e relaxadas, sem preocupações com o tempo. Numa segunda experiência a refeição era feita numa situação de restrição de tempo em que o ambiente transmitia uma sensação de pressa.
Os dois grupos de pessoas consumiram menos na situação de refeição sem pressa, quando comparado com a refeição rápida. Entretanto, só nos grupos de peso normal a ingestão energética foi estatisticamente menor na refeição lenta. Pessoas de peso normal significativamente reduzem a ingestão calórica quando comem mais devagar. Ambos os grupos referiram menos fome passada uma hora da refeição lenta, comparada com a refeição rápida. E os de peso normal relatam uma maior sensação de saciedade com a refeição lenta. Esses dados comprovam que o tempo de refeição, principalmente para as pessoas de peso normal, tem grande impacto sobre o controle de peso.
O conjunto de resultados destes dois trabalhos pode servir como subsídios para a aplicação de estratégias de controle de peso. Tanto o tempo de refeição (a comida rápida do dia-a-dia agitado contra o sentar na mesa da refeição sem pressa), como a influência das pessoas com quem compartilhamos o momento da refeição são elementos que podem ser condicionados no sentido de realizarmos refeições mais saudáveis.
Fonte
  • - Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics doi: 10.1016/j.jand.2013.11.002
  • - Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics doi: 10.1016/j.jand.2013.11.009


Leia Mais: Se você quer comer menos, não tenha pressa, coma devagar e veja com quem está comendo http://www.abcdasaude.com.br/?n=1401070000#ixzz2rKyho62S 
(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.