quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Estado cria Sistema de Direitos Humanos com ouvidoria própria

Fonte: http://www.agoraja.net/site/ver.php?codigo=10436

Estaduais » Postado em 29/01/2014
Estado cria Sistema de Direitos Humanos com ouvidoria própria
Tarsp reconhece que sistema prisional é questão mais preocupante em termos de violações de cidadania
O governador do Estado, Tarso Genro, sancionou na terça-feira, no Palácio Piratini, a lei que cria o Sistema Estadual de Direitos Humanos. O Rio Grande do Sul passará, em breve, a contar com uma ouvidoria específica para o tema. O sistema, pioneiro entre os estados brasileiros, tem como objetivo formular e avaliar as políticas públicas em Direitos Humanos, além de encaminhar e apurar denúncias através da ouvidoria. A estratégia é fruto do entendimento de que as ações estão dispersas atualmente, dificultando suas aplicações.
Para o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira, a sanção da lei não é uma conquista do governo do Estado, mas sim de diversos setores da sociedade civil que lutam por direitos humanos. Segundo ele, o maior desafio, entretanto é colocá-lo em prática. Para Tarso, a importância do sistema é garantir que, mesmo com as trocas de governos, as políticas do setor permaneçam. O governador reconheceu que a maior chaga em direitos humanos no Estado hoje é o sistema prisional, em especial o Presídio Central.
O novo projeto de Direitos Humanos foi elaborado em parceria com o Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), OAB e universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.