sábado, 4 de janeiro de 2014

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/2014/01/1393212-a-nova-causa-dos-acidentes-de-transito.shtml

A nova causa dos acidentes de trânsito

Ouvir o texto
Folha noticiou que o trânsito brasileiro é responsável por 40 mil mortes/ano, e quase a metade delas está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.
Um importante percentual da outra metade desses acidentes pode ter como causa o comportamento "distracted driving", cuja tradução tanto é "dirigir distraído" quanto "dirigir alienado".
No primeiro número deste ano do "New England Journal of Medicine", trabalho de Sheila G. Klauer e colaboradores, ao analisar o "distracted driving", conclui que desviar o olhar da estrada para discar um número ou enviar mensagens pelo celular é um significativo fator de risco para desastres.
Outro estudo, de Garold Lantz e Sandra Loeb, do King's College, Filadélfia, EUA, sobre jovens motoristas enviando SMS (Short Message Service) –os conhecidos torpedos ou mensagens pelo celular– ao volante dos carros, refere ser este um fenômeno crescente.
E perigoso, acrescentam: diminui o tempo de reação a uma emergência que surgir à frente do veículo, e essa reação é muito mais lenta do que a de um bêbado.
Os autores citam estatísticas americanas indicando que os adolescentes morrem mais em acidentes de trânsito do que por qualquer outra causa.
Daí a importância assumida pelo governo norte-americano em relação ao problema ao criar o site www.distrac tion.gov, visando modificar esse tipo de comportamento.
julio abramczyk
Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.