sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Guia de acessibilidade em eventos

A publicação se destina às empresas responsáveis pela organização de palestras, workshops, feiras ou outros encontros abertos ao público.

Acaba de ser lançado o Guia de Acessibilidade em Eventos, que tem como objetivo promover práticas inclusivas na organização de eventos e se destina às empresas responsáveis pela organização de palestras, workshops, feiras ou outros encontros abertos ao público.


O guia está baseado na legislação vigente, com informações públicas divulgadas na internet ou obtidas no aprendizado tirado de sua implantação em oito eventos realizados pela empresa Red Bull ao longo de 2011.
A publicação foi produzida coletivamente, contando com avaliação técnica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, análise de viabilidade e difusão da XYZ Live, implantação-teste em eventos pela Red Bull, assessoria jurídica da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, apoio em difusão do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife) e do Instituto Mara Gabrilli e lay-out e difusão da Repense.

O material aborda várias questões que envolvem a inclusão em eventos, incluindo os seguintes tópicos: – Planejar é essencial; – Áreas reservadas; – Autonomia para todos; – Banheiros; – Reserve vagas; – Comer e beber; – Sinalização; – Em caso de emergências; – Comunicação para todos; e – Equipe informada.

Formadora de opinião, a deputada federal Mara Gabrilli afirma que “durante anos as pessoas com deficiência ficaram esquecidas, não só pelo Poder Público, mas também pela sociedade. Essa situação está mudando. Hoje, são milhões de brasileiros com deficiência que vão às ruas para consumir cultura, lazer etc.

É fundamental que os eventos também estejam preparados para receber essa parcela da população, não apenas na adequação de sua estrutura como também em relação aos recursos humanos. Este guia vem contribuir para isso se concretize”.

Fonte: Instituto Ethos/Turismo Adaptado

Um comentário:

  1. AcessibilidadeTotal MPC26 de agosto de 2012 às 11:47

    Prezados - pedimos auxílio na divulgação do evento Controle das Políticas Públicas de Acessibilidade, promovido pelo Tribunal de Contas da União, com apoio da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON, Câmara dos Deputados e Senado Federal. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2012, no Plenário do TCU - Edifício Anexo III - Brasília – DF.
    Inscrições gratuitas em http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/acessibilidade/index.html

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.