terça-feira, 17 de setembro de 2013

Viagens na terceira idade - bom para todos os envolvidos

Ex-tecelã lucra com viagens para 3ª idade; veja mais negócios para idosos

Sergio Kapustan
Do UOL, em São Paulo (SP)
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Veja os destinos da agência da terceira idade6 fotos

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Grupo de turistas da agência Cinthe-Tur visita uma mesquita em Dubai (Emirados Árabes); empresa é especialista no atendimento ao público da terceira idade e cuida de todos os trâmites da viagem, inclusive da emissão do visto, no caso de destinos internacionais Divulgação
Depois de ser obrigada a se aposentar por invalidez devido a um problema de audição, a ex-tecelã Thereza Ramos Queda, 68, descobriu uma vocação para organizar roteiros turísticos e assessorar pessoas.
Com um investimento inicial de R$ 10 mil, em 2000, ela abriu a agência de turismo Cinthe-tur e começou a criar pacotes de viagens para o público da terceira idade. A empresa não divulga faturamento.
Hoje, a empresa oferece pacotes com destinos nacionais e internacionais, com preços que variam de R$ 600 – para um fim de semana em Campos do Jordão (181 km a nordeste de São Paulo)  a R$ 11 mil  – região de Provence, no sul da França.
A agência também trabalha com passeios para teatro, por exemplo, e excursões de um dia para Holambra (133 km a nordeste de São Paulo) e São Roque (66 km a oeste de São Paulo), a partir de R 95.    
Segundo a Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), a terceira idade representa 15% da carteira ativa das agência de viagens – pessoas que viajam com frequência. Entre os destinos mais procurados estão Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Serra Gaúcha (RS), Natal (RN) e Recife (PE).
De acordo com especialistas, os negócios para a terceira idade estão em alta. Estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostra que até 2050 cerca de 30% dos habitantes do país terão acima de 60 anos.
O levantamento também aponta que a expectativa de vida deverá chegar aos 81 anos.

Excursões para amigos e parentes motivou negócio

De acordo com Queda, o gosto por viagens começou quando ela passou a organizar excursões para amigos e parentes para cidades próximas à capital de São Paulo.
Na década de 80, ela descobriu o nicho da terceira idade ao observar que idosos (principalmente aposentados e viúvos) viajavam separados e solitários. 
"Comecei a reunir essas pessoas em passeios e shows e o boca a boca ajudou a divulgar a minha proposta", afirma ela.
Junto com a filha Cintia, 40, Queda resolveu criar a agência em 2000. Para atrair esses clientes, que representam 60% das vendas da agência, ela priorizou o atendimento personalizado.
A empresa providencia a emissão do visto de viagem, o transporte do cliente durante toda a viagem, além de um guia que fala português. "Esses dois itens – deslocamento e idioma – são muito importantes porque esses clientes precisam de mais tempo para conhecer os lugares e de uma pessoa que fale sua língua".

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