segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Perda de memória -IDOSOS - Possível reversão

Fontehttp://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Idosos-Perda-de-mem%C3%B3ria-pode-ser-revers%C3%ADvel_16995.html?page=0

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

Idosos: Perda de memória pode ser reversível

Idosos: Perda de memória pode ser reversível
Um grupo de investigadores norte-americanos conseguiu identificar uma das principais causas da perda de memória com a idade. A explicação está numa proteína do hipocampo e a descoberta pode vir a conduzir a novos tratamentos para reverter o processo.
 
Com recurso a ratos de laboratório e oito cérebros humanos doados para investigação científica, a equipa liderada pelo Nobel da Medicina Eric Kandel descobriu que o gene RbAp48 está diretamente associado à perda da memória com o envelhecimento.
 
Os resultados deram conta de que a quantidade de proteína produzida por este gene é 50% inferior nos cérebros mais velhos do que nos mais novos. Num total de 17 genes analisados, que indiciavam estar na origem de mudanças a nível do hipocampo, consoante a idade, o gene RbAp48 foi aquele que revelou mais alterações significativas.
 
Durante os ensaios, os cientistas conseguiram descobrir que ao 'desligar' a proteína nos ratos mais novos, eles perdiam facilmente a memória. Por sua vez, o reforço da proteína nos indivíduos mais velhos aumentava a sua memória.
"Ficámos surpreendidos por ver que aquele aumento não só melhorou a memória dos ratos, como levou a um desempenho semelhante ao dos ratos mais novos", refere Elias Pavlopoulos, co-autor do estudo, em comunicado.

O estudo revela ainda fortes evidências de que a "perda de memória com a idade e a doença de Alzheimer são duas condições distintas". Os investigadores garantem que esta se trata da primeira prova molecular da diferença entre a perda de memória relacionada com a idade e a doença de Alzheimer.

Os resultados, publicados na edição online da revista Science Translational Medicine, representam ainda um "forte potencial para serem transformados em novas terapias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.