quarta-feira, 18 de setembro de 2013

21/09 - Dia Mundial de ALZHEIMER - Ibirapuera -10/17 horas

Fonte:http://saci.org.br/


 Em 2060, com o crescimento da população idosa, Brasil terá mais pessoas com Alzheimer e doença pode afetar sistema público de saúde

Rede SACI
17/09/2013

Campanha da Associação Brasileira de Alzheimer chama a atenção para o diagnóstico precoce, o que garante a preservação da memória e qualidade de vida.

da Redação
Em uma ação mundial e simultânea com outros países, a Associação Brasileira de Alzheimer promove no mês de setembro, em 23 estados, a Campanha Nacional de Alzheimer. Batizada de “Alzheimer: quanto antes, mais tempo você terá para lembrar”, a campanha que realizará ações em locais como Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, foi pensada no método tradicional de se lembrar de algo: uma fita no dedo. Com o apoio da Danone Medical Nutrition, a ação objetiva destacar a mensagem “Eu não esqueço” para chamar a atenção da população brasileira sobre o diagnóstico precoce de Alzheimer, como também o sistema público para mais prioridade na terceira idade.

Segundo dados recentes do IBGE, o país possui atualmente mais de 15 milhões de pessoas com faixa etária igual ou superior aos 65 anos, o que representa 7,4% da população total. Estima-se, no entanto, que dentro de 47 anos, devida a maior expectativa de vida no país, esse número chegue a 58 milhões, ou seja, 26,7% dos brasileiros.

Se levarmos em consideração que o número de pessoas com Doença de Alzheimer, apenas no Brasil, é de cerca de 1,2 milhões de pessoas, podemos concluir que 1 em cada 12 idosos vivem com a doença. Número que pode se tornar ainda mais alarmante se incluirmos nesse cálculo a grande quantidade de casos ainda não descobertos e devidamente diagnosticados.

A problemática envolvendo esse crescimento no número de idosos, no entanto, deve-se à falta de políticas públicas concretas e bem desenvolvidas a fim de assegurar qualidade de vida e saúde para essa nova população. Além de ser feito um alerta aos familiares e médicos, com relação à importância do diagnóstico precoce para a prolongação da independência desses indivíduos, a campanha encabeçada pela Danone Medical Nutrition, ABRAz e W/McCann pede mais atenção do Sistema Público na terceira idade brasileira.

Segundo a presidente da Abraz, Fernanda Gouveia Paulino, o diagnóstico precoce proporciona a qualidade de vida ao paciente, como também a preservação da memória no estágio inicial da doença, o que permite o paciente fazer suas atividades diárias normalmente.

Ações
Com o objetivo de levar informações corretas à população, no dia 21 de setembro, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, das 10h às 17h, a equipe médica e voluntários da ABRAz promovem na Marquise do Parque Ibirapuera uma grande mobilização.
O evento levará à idosos, familiares e cuidadores, atividades e palestras para explicar sobre a Doença, seus primeiros sinais, importância do diagnóstico e tratamento.
A campanha, desenvolvida pelo programa de voluntariados da W/McCann, trará folders explicativos para a população, fitas, spots de rádio e comerciais de TV com personalidades da televisão. Entre os artistas que já gravaram vídeos para a campanha, estão André Guerreiro, Beatriz Segall, Carlos Moreno, Cássio Gabus Júnior, Eva Vilma, Irene Ravache, Lara Córdula, Leonardo Stefanini, Marcelo Airoldi e Marília Gabriela.

Além da ABRAz, comprometida com o esclarecimento mais preciso possível a respeito da doença de Alzheimer, a Danone Medical Nutrition reforça a causa e investe anualmente em campanhas do gênero e no desenvolvimento de produtos capazes de proporcionar qualidade de vida à esses pacientes.

Serviço
Dia 21 de setembro – Dia Mundial de Alzheimer
Ação na Marquise do Parque do Ibirapuera
Das 10h às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.