segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Artrite, artrose, dor nas costas -ANVISA -Fonte:sonoticiaboa.band.uol.com.br

Anvisa libera remédio natural contra artrite, artrose e dor nas costas

  • PDF
 358 10 6 377
remedio_fitoterapico
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou este mês o Arpynflan, um medicamento fitoterápico produzido pela indústria baiana Natulab.
O Arpynflan, é um anti-inflamatório natural produzido a partir do extrato da raiz de Harpagophytum procumbens (popularmente conhecida como Garra-do-diabo).
Ele é recomendado para o tratamento de quadros reumáticos, acompanhados de dor, como artrite, artrose e lombalgia (dor na região lombar da coluna) e já é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de considerar a liberação de medicamentos fitoterápicos pela Anvisa uma evolução do mercado, o farmacêutico Olavo Souza Rodrigues, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Natulab, acredita que fornecer esses medicamentos pelo SUS aumenta ainda mais o número de usuários de fitoterápicos.
"A farmácia básica do SUS ter medicamentos fitoterápicos é uma grande conquista. Desta forma, mais pessoas irão conhecer os produtos e perceber que, em alguns casos, podem fazer um tratamento alternativo com eficácia e segurança", diz.
Uma medicação fitoterápica tem como base plantas medicinais, mas está longe de ser semelhante ao uso das plantas de forma caseira.
Os fitoterápicos são medicamentos industrializados, regulamentados da mesma forma que os medicamentos convencionais (os alopáticos), porém com legislação específica.
De acordo com a legislação sanitária brasileira, fitoterápico é o "medicamento obtido com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais".
Mas apesar dos benefícios, Rodrigues faz um alerta: "como qualquer medicamento, o mau uso deles pode ocasionar problemas à saúde", diz.
Fitoterápicos no SUS
Desde 2007, o SUS fornece medicamentos fitoterápicos. Inicialmente, apenas dois produtos constavam na lista.
Eles eram feitos à base de espinheira santa - para gastrites e úlceras - e guaco - para tosses e gripes - , em diversas apresentações.
Atualmente, são 11 medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.