segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Caso real - artigo derivado de entrevista, pessoa com 86 anos, ativa e feliz

“Com 86 anos, ainda estou direitinha...”


   Sou Ida, de tempos em que crianças nascidas no sítio, mesmo que meninas e com dez anos de idade precisavam levar milho, montadas em um cavalo, para o moinho, por quilômetros, para voltar com um pouco de fubá. A família plantava para sobreviver, com um pai com fácil acesso aos alambiques e nenhum tratamento para o alcoolismo. Sacos de adubo, farinha e açúcar transformavam-se em roupas. Faltava alimento, com quinze anos meu apelido era “bacalhau”. Nos bailes nas tulhas, os moços eram suados, cheirando a bebida. Não me interessavam.  Na novena, um moço que era arrimo de família chamou minha atenção. Começamos nossa vida de casados muito pobres. Surgiu chance de emprego em Carioba, um patrão que nos dava trabalho, luz elétrica e água “a rodo”. Era maravilhoso. Assim que nasceu o primeiro filho, resolvi ficar em casa. Vieram mais duas crianças, os tempos mudaram, meu marido tornou-se tecelão, e depois de anos de trabalho, já com hérnia de disco, ganhou de presente de seu patrão, quatro teares que nos sustentaram, permitindo que eu trabalhasse tendo os filhos próximos. Ele tornou-se um combativo vereador, nos tempos de ser político tendo como paga a gratidão do povo. Faz vinte e sete anos que ele se foi, continuo morando na mesma casa, por escolha minha, eu e Deus. Participo intensamente da vida dos filhos, mas também da minha comunidade – não consigo viver sem gente por perto. Vou à igreja, faço ginástica, participo de grupo de idosos e de coral. Brinco com todos, o tempo todo. O corpo já dá alguns poucos sinais dos anos vividos, mas isso não abala minha alegria de viver. “Gosto de pessoas e amores inteiros. Porque não sei me dar pela metade nem por partes. Eu transbordo. E se você também for do time que transborda, vem pra cá.” -Clarissa Corrêa.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.