quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

No Aniversário de 21 Anos da Lei de Cotas, Mara Gabrilli Lança Cartilha de Inclusão Profissional

Texto extraído de: Mara Gabrilli

A Lei de Cotas, que garante vagas para pessoas com deficiência nas empresas com mais de cem funcionários, completará 21 anos nesta terça-feira (24/7).

Para comemorar essa importante data, foi lançada a Cartilha de Inclusão Profissional – Ferramentas e procedimentos para a contratação e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A realização da cartilha é da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP). Tetraplégica desde um acidente ocorrido há 17 anos, Mara trabalha pela defesa dos direitos e da inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Mesmo passadas duas décadas da existência da Lei, a inserção desta população no mercado de trabalho ainda é baixa”, afirma a deputada. Segundo dados do Ministério do Trabalho (Relação Anual de Relações Sociais de 2011), no Brasil, dos 44,1 milhões de cidadãos trabalhando formalmente, apenas 306 mil são pessoas com deficiência, o que representa 0,7% do total de vínculos empregatícios de todo o País.

A cartilha de Inclusão Profissional tem a intenção de oferecer orientações sobre as ferramentas e os procedimentos para a contratação e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É um guia de bolso para profissionais que atuam na área de Recursos Humanos com o intuito de quebrar preconceitos e fortalecer as premissas básicas de acessibilidade, inclusão e respeito à diversidade nos ambientes de trabalho.

Na opinião de Mara Gabrilli, a inclusão no mercado de trabalho é uma das principais dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência. “Se evoluirmos a percepção de que cada profissional tem potenciais diferenciados, e que deficiência não incapacita alguém para dar o melhor de si mesmo, estaremos no caminho certo para incluir as pessoas respeitando a diversidade”.

Em 50 páginas, a cartilha traz os procedimentos técnicos e legais, e principalmente os passos que devem ser considerados para o desenvolvimento de um programa de inclusão profissional sustentável, destacando etapas importantes como sensibilização, mapeamento de cargos e funções, soluções de tecnologia assistiva, avaliação de acessibilidade, recrutamento e seleção, avaliação de saúde ocupacional, treinamento e capacitação e política de retenção.

“Por enquanto, disponibilizamos a cartilha online, mas estamos buscando patrocínio para edições impressas do material”, afirma Mara.

A cartilha sobre Inclusão Profissional pode ser acessada em http://maragabrilli.com.br/images/stories/inclusao_profissional.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.