terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Caso Real : ZÉ GASOLINA


 Meu Murilo tem treze anos, O rosto é só felicidade quando vamos passear de carro.Brincamos chamando ele de “Zé Gasolina”. Consigo acomodar seu corpo em cadeira de transporte de crianças, adequada para nove anos. Sua paralisia cerebral afeta a parte motora, não há controle do tronco, usa cadeira de rodas, até hoje não fala, mas percebemos inteligência e memória preservadas.

Eu providencio sua alimentação, sou eu quem veste e banha este mocinho.

Passo minhas manhãs na APAE, de plantão, à disposição , e ele é atendido pela terapeuta ocupacional, pela fisioterapeuta, faz hidroterapia , educação física, acupuntura. Buscamos com toda esta estimulação desenvolver padrões funcionais de movimento, aumentando suas experiências e sensações, além de aumentar seu alongamento e fortalecimento muscular.

Procuramos alcançar atualmente a comunicação verbal via tablet, no seu atendimento de fonoaudiologia. Estou fazendo um curso para ter a habilitação necessária.

Consegue comunicar seus sentimentos e opiniões resmungando, chorando ou fazendo mímica.É capaz de pintar e desenhar. Sua inclusão em escola regular foi proposta há três anos atrás e ponderamos ser risco de vida muito alto, surgiram nesta época desordens de deglutição e de respiração características que nos assustaram muito, continuamos com a APAE.

Faz ainda equoterapia, fonoaudiologia extra e achamos o saldo de todo este esforço positivo, o desenvolvimento melhorou. Murilo é filho único, adotado quando bebezinho. Percebemos dificuldades para sentar e firmar o corpinho aos seis meses, e a avaliação médica nos encaminhou ao atendimento necessário.

Ele nos ensinou que “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.” – Leonardo da Vinci.

Caso real. Elizabeth Fritzsons da Silva, Unidade de atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Relato de pais amorosos: 

Elizabeth, boa tarde,
quando lemos o artigo no jornal rapidamente nos identificamos com a histporia do Murilo.
Quando outras pessoas (amigos e familiares) leram este mesmo artigo. alguns também já sabiam que era de nosso Murilo, outros nos perguntaram.
No último fim de semana, fizemos uma festinha em casa para comemorar o aniversário do Murilo e entregamos uma cópia deste artigo aos convidados.
Algumas pessoas que não haviam recebido nos pediam uma cópia para guardar e mostrar a outros, ou seja, todos ficaram muito felizes de ler e poder ter um relato da vida do Murilo.
Obrigado por esta oportunidade, ele é nosso anjo que  guia nossa vida!

Silmara e Jocimar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.