segunda-feira, 2 de julho de 2012

Campinas cria medidas para facilitar acessibilidade


MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS


Bancos serão obrigados a ter caixas no térreo


O acesso de pessoas com deficiência física e cegos a espaços de uso coletivo deve ficar mais fácil com duas mudanças criadas em Campinas.

Uma determina que bancos tenham caixas no térreo e um decreto obriga os shoppings a instalarem piso tátil e painéis de localização para deficientes visuais.

As duas medidas foram publicadas nesta semana, e os estabelecimentos têm 90 dias para se adequar. Após esse prazo, sofrerão punições -como multas de até R$ 7.000.

O vereador Francisco Sellin (PMDB), autor das propostas, afirma que encontrou ao menos cinco bancos, em três bairros, com caixas de atendimento no segundo andar -o que obriga idosos e cadeirantes a subirem escadas.

De acordo com a lei, novas agências bancárias e estabelecimentos financeiros só poderão se instalar na cidade se atenderem a esse requisito.

Os shoppings também terão de se adequar. Além de piso tátil, a área interna deverá incluir painéis com informações sobre entradas e saídas, banheiros, escadas rolantes e outros.
Ninguém da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings) foi localizado para comentar a medida.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou, em nota, que a lei é muito recente e que só irá se pronunciar depois de analisar todos os seus aspectos.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.