segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brasil participa de projeto musical para as Paralimpíadas de Londres

O Dean Rodney Singers é um ambicioso projeto de arte liderado pelo artista Dean Rodney, que tem autismo.



O trabalho, que será exibido em Londres durante as Paralimpíadas, conta com a participação de um brasileiro com síndrome de Down. A idéia é usar música e dança para materializar o mundo de fantasia e criaturas misteriosas criado por Dean Rodney, curador do projeto. Para isso, ele vai trabalhar com bandas formadas por músicos, cantores e bailarinos de sete países em todo o mundo, Brasil, Japão, China, África do Sul, Alemanha, Croácia e Reino Unido.

O projeto vai resultar na criação de 23 músicas utilizando tecnologia de ponta. A intenção é desenvolver um espaço online de colaboração onde os membros com e sem deficiência possam trabalhar juntos para fazer as músicas ganharem vida. Todas as canções serão criadas com aplicativos do Ipad como Animoog, Garage Band, IMS 20 e ikossalator. Cada país vai trabalhar em três ou quatro músicas e cada membro da banda usará seu iPad para criar suas próprias versões das canções.

Dean visitará cada banda em cada país para orientar o trabalho. A visita no Brasil aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre os 11 brasileiros selecionados para participar do projeto estava Eduardo Gomes, de 22 anos, o Dudu do Cavaco, de Belo Horizonte, que tem síndrome de Down. Na oficina, que durou dois dias, Eduardo e os outros artistas aprenderam a manusear os aplicativos de música eletrônica para produzirem suas versões e enviarem para a produção final de Dean e sua equipe. O projeto será exibido no South Bank Centre, em Londres, numa instalação video-musical interativa durante os Jogos Paralímpicos, que começam em agosto.

Na fonte um vídeo, postado por Leonardo Gomes, irmão de Eduardo, mostra um pouco da oficina do projeto que aconteceu em São Paulo, no começo de junho.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.