quarta-feira, 25 de julho de 2012

No Brasil, 62% dos lares não têm acesso à Internet

Por Ana Paula Lobo
na Convergência Digital


O TIC Domicílios 2011, produzido pelo CETIC.br, comprova que a desigualdade digital reina no Brasil. Apesar de a presença de computadores e do próprio acesso à Internet crescer ano a ano, 55% dos domicílios brasileiros não têm computador e 62% não têm Internet.



Na área rural, esse abismo se grava: chega a 90% os domicílios sem acesso à rede mundial, conforme revela a pesquisa TIC Domícilios 2011, divulgada nesta quinta-feira 31/05. O levantamento constata que a proporção de domicílios com computador passou de 35% para 45%, enquanto a presença da Internet cresceu de 27% para 38%, de 2010 para 2011.

Mas o estudo mostra que esse impulso acontece nas classes mais favorecidas econômicamentes. As classes A, B, e agora parte da classe C, seguem como as maiores consumidoras de tecnologia. Mas a inclusão digital ainda não acontece para as classes D e E, que somam cerca de 74 milhões de brasileiros.
O TIC Domicílios 2011 comprova que se na classe A, o acesso à Internet está em 97% dos lares, nas classes D e E o resultado é desanimador: apenas 5% dos lares dessas classes têm Internet. isso significa que 95% dos lares das classes D e E não têm uso da Internet doméstica.

A desigualdade digital se une à social/econômica. Nas regiões Norte e Nordeste, a Internet ainda é um bem distante da população. De acordo com o TIC Domicílios 2011, dois terços da população dessas região não têm acesso à Internet.

O levantamento do CETIC.br mostra ainda que o Plano Nacional de Banda Larga tem muito por fazer. Isso porque 55% da população brasileira não é usuária da Internet ou não utilizaram a Rede Mundial nos últimos três meses. Para realizar o TIC Domicílios 2011, o CETIC.br realizou entrevistas presenciais em 25 mil domicílios no Brasil,incluindo áreas rurais.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.