segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Usuários de patins, skates e cadeiras de rodas podem utilizar ciclovias em São Paulo

by Ricardo Shimosakai
SP tem 204 km de ciclovias. Por meio do projeto SP400km, a cidade ganhará 400 km de ciclovias até o fim de 2015.SP tem 204 km de ciclovias. Por meio do projeto SP400km, a cidade ganhará 400 km de ciclovias até o fim de 2015.
O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou, decreto que autoriza a circulação de skate, patins, patinete, triciclo, quadriciclo, cadeiras de rodas e bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. A decisão ocorre seis meses após o governo municipal massificar a implementação dos espaços para ciclistas na cidade.
Todos esses equipamentos também poderão rodar pelas ciclovias e ciclofaixas mesmo que movidos a energia elétrica, desde que não sejam "equiparados a ciclomotor" e que "desempenhem velocidades compatíveis com a via, a segurança e o conforto dos demais usuários".
Segundo o decreto, os órgãos municipais de trânsito, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), "poderão restringir a circulação de veículos e equipamentos em vias e trechos específicos, desde que devidamente sinalizadas".
Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, é importante lembrar que a pessoa com deficiência não vai perder a calçada. “O fato é que agora há mais uma opção para a locomoção e mais uma oportunidade para viver a cidade”, explicou.
A reportagem apurou que a decisão do governo tenta também dar volume de uso para as ciclovias, que ainda seguem vazias nos dias de semana. É somente aos sábados e nos domingos que as faixas têm registrado um público maior. A cidade tem 204 km de ciclovias, sendo que 141 km foram implantados na atual administração municipal.
O prefeito também facilita a circulação de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, nas ciclovias. A liberação aos skatistas também atende a um pedido feito pelos praticantes da modalidade — pesquisas apontam que o skate é o segundo esporte mais praticado na capital paulista, atrás apenas do futsal.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.