segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

QUA, 14 DE JANEIRO DE 2015 00:04      ACESSOS: 608
Imprimir PDF
    

Fotos: Getty Images

Há quase um século, a média de vida em todo o mundo era de apenas 31 anos. Sim, as pessoas morriam antes dos 40 anos.
Hoje em alguns países, como o Japão, Islândia e Itália, elas passam dos 80 anos, graças aos avanços na área da saúde, a redução no uso do tabaco e aumento da segurança.
Mas em algumas cidades e vilas completar 100 anos virou coisa comum. São
 lugares muito especiais chamados de Zonas Azuis, onde as pessoas vivem pelo menos 20 anos a mais e têm mais 7.305 oportunidades de ver o nascer e o pôr do sol.

Esses locais foram descobertos em uma investigação feita por Dan Buettner e pelo National Geographic.
São lugares onde as comunidades estão prosperando... e tem mais relação com a qualidade de vida do que com a questão genética, o que significa que podemos incorporar alguns desses hábitos saudáveis para ajudar a aumentar a nossa longevidade também
Okinawa, Japão: Comem mais vegetais (foto acima)
Esta ilha japonesa, ao sul, é o local onde existe a maior população de centenários do mundo, com as mulheres de vida mais longa e com menos incapacidade no mundo, de acordo com a National Geographic.
Os habitantes de Okinawa envelhecem mais lentamente devido ao maior nível de hormônios sexuais, de acordo com o Estudo de Centenários de Okinawa. Um homem de 70 anos de idade, por exemplo, pode ter os ossos e hormônios de um adulto de 50 anos.
Os okinawanos contam com uma dieta baseada em vegetais de baixa caloria e consomem mais tofu e soja em comparação com qualquer outra população, o que os pesquisadores descobriram contribuir para uma taxa baixa de câncer e menos complicações relacionadas com a menopausa. 
O mais interessante no hábito alimentar dos okinawanos é praticar é hara hachi bu, um axioma de Confúcio que incentiva as pessoas a comer apenas 80 por cento do que seu estômago comporta. Ou seja, a velha história de comer apenas o suficiente, sem se empanturrar.



Loma Linda, Califórnia: Sem vícios e com fé (foto acima)
A cidade de Loma Linda, fundada por adventistas do sétimo dia, fica no sul da Califórnia. Baseado nas doutrinas na religião, lá não se fuma, não se bebe álcool, nem se consome cafeína. Sem esses vícios a população desfruta de uma vida longa - de 8 a 10 anos a mais que o americano médio.
Como o povo de Okinawa, alguns (mas não todos) adventistas do sétimo dia de Loma Linda consumem uma dieta principalmente vegetariana.
Além da comida eles tem um dia, toda semana, para relaxar. As 24 horas de folga obrigatória, aos sábados, fazem com que as pessoas tenham a oportunidade de fazer uma pausa do estresse da vida diária. 

Para completar vem a religião: as pessoas que vão à igreja regularmente tendem a viver mais tempo e têm níveis significativamente mais baixos de hormônios do estresse, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh Medical Center.



Ikaria, Grécia:  Vegetais e sesta (foto acima)
Apelidado de "ilha onde as pessoas esquecem de morrer", Ikaria é uma fonte indiscutível da juventude. É um lugar para centenários que gostam de uma vida longa, sem medo de demência e de doenças crônicas relacionadas à idade.
Seu estilo de vida mediterrânico-mountain criou um ecossistema quase perfeito que permite a eles para viver bem aos 90 anos.
Eles semeiam e comem principalmente frutas, legumes, feijão e azeite de oliva, incluisive pela manhã. É um povo que ri, joga dominó, viaja pelos montes e vales para manter suas vidas sociais ocupadas.Os moradores também têm tempo para tirar uma soneca diariamente, o que ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca em 35 por cento. Como os habitantes de Okinawa, Ikarians também praticam a restrição calórica por quase a metade do ano, graças à sua religião ortodoxa grega.

Nicoya, Costa Rica: Propósito e água com cálcio
Esta península de 80 milhas, na costa da Costa Rica é um ponto verdadeiro point da longevidade.
Os moradores são mais saudáveis e menos estressados em geral porque planejam a vida com uma forte comunidade e laços familiares. Na verdade, ter sentido e levar uma vida com propósito pode realmente ajudar a viver mais tempo, de acordo com pesquisa publicada na revista Psychological Science.
O povo de Nicoya tem risco reduzido de doença cardiovascular, é mais magro e mais alto em parte devido a comer menos calorias à noite e beber a chamada hard water - a água de Nicoya tem a maior concentração de cálcio no Costa Rica.Como o povo de Okinawa, os moradores de Nicoyan também envelhecem mais lentamente do que o resto da população devido a níveis mais altos do hormônio sexual DHEA.
Com informações do Huffingtsonpost e Grandparents.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.