segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

QUI, 22 DE JANEIRO DE 2015 16:10      ACESSOS: 378
Imprimir PDF
    

Foto: Roberto Schwab/
Uma idosa sobrevivente do Holocausto está praticando o - muitas vezes difícil - exercício do perdão.
Ela adotou o neto do comandante nazista, que há 70 anos assassinou os pais dela e a submeteu a experimentos médicos para doenças em Auschwitz, o campo de concentração que hoje fica na Polônia, mas na época era considerado parte da Alemanha nazista.
Eva Mozes Kor (fofo acima) e sua família judaica, nascida na Romênia, foram enviados para Auschwitz quando ela tinha 10 anos.

Ela e sua irmã gêmea Miriam sobreviveram apesar de terríveis experiências médicas, que sofreram nas mãos do Dr. Mengele, conhecido como o 'Anjo da Morte'.

Hoje com 80 anos, Eva encontrou compaixão para perdoar seus algozes nazistas e adotou extra-oficialmente o neto de um comandante SS, Rudolf Hoess, Rainer Hoess.

Rudolf Hoes, foi quem supervisionou 1,1 milhão de mortes humanas em Auschwitz e foi enforcado por seus crimes em 1947.

Depois de adulto, seu neto, Rainer Hoess, de 49 anos (foto acima), rejeitou a família por causa das atrocidades cometidas pelo avô.
Rainer mandou um e-mail para Eva contando que ele tinha cortado todos os laços com a sua própria família e pedindo para ser adotado como neto de Eva

Depois de conhecer o ativista ela concordou.
"Eu tenho orgulho de ser sua avó". "Eu admiro e o amo. Ele tinha a necessidade de amor de uma família que nunca teve", disse.

E acrescentou: "As pessoas de diferentes lugares do mundo, que chamam uns aos outros de avó e neto, podem ter um sinal de esperança."

Hoje o neto do carrasco nazista combate o racismo, o nazismo, o antissemitismo, enfim... muitos "ismos".

Com informações do DailyMail
Matéria sugerida por Karen Gekker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.