quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Prevenção

Jovens que dormem bem podem ter melhor memória na terceira idade

A conclusão vem de um estudo publicado pela revista Perspectives on Psychological Science e realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos

Atualizada em 26/01/2015 | 06h5826/01/2015 | 06h03
Jovens que dormem bem podem ter melhor memória na terceira idade Morguefile/Divulgação
Foto: Morguefile / Divulgação
Jovens e adultos de meia-idade que dormem bem são mais propensos a ter melhor memória e aprendizagem na terceira idade — em comparação com pessoas que não têm um bom sono na juventude. A conclusão vem de um estudo publicado pela revista Perspectives on Psychological Science e realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos.
Sono interrompido pode ser tão prejudicial quanto uma noite sem dormir
— Vimos que vale a pena investir mais cedo em vez de tentar compensar mais tarde. Nossos estudos mostraram que dormir bem na meia-idade provocou um funcionamento mental melhor 28 anos mais tarde — explica Michael K. Scullin, especialista em sono da faculdade americana.
Mitos e verdades sobre o sono
O artigo observa que os benefícios de uma boa noite de sono para os jovens adultos são incontestáveis. Um exemplo é que o sono profundo — um dos tipos de sono — ajuda a memória, fazendo com que as experiências vividas em um dia sejam repetidas e fortalecidas para facilitar a recordação.
Beber antes de dormir prejudica o sono, diz pesquisa
No momento em que as pessoas atingem a meia-idade, é mais comum que haja mais horas de sono durante o dia, como um cochilo à tarde — o que também ajuda na memória, desde que eles não economizem no sono noturno. Mas, à medida que envelhecem, as pessoas acordam mais durante a noite e têm menos sono profundo.
Cerca de 200 estudos sobre qualidade do sono realizados desde a década de 1960 foram revisados. Os participantes foram classificados em três grupos: de 18 a 29 anos (juventude), de 30 a 60 (meia-idade) e mais de 60 (terceira idade).
Foram analisadas quantas horas eles normalmente dormiam, quanto tempo levavam para ir dormir, quantas vezes acordavam no meio da noite e como eles se sentiam sonolentos durante o dia.
Scullin observou que, se uma pessoa vive 85 anos, pode dormir cerca de 250 mil horas — mais de 10 mil dias completos.
— As pessoas às vezes depreciam o sono, dizem que é um tempo perdido. Mas há muitos benefícios em dormir bem — disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.