sábado, 31 de janeiro de 2015

Idade da felicidade: Série de fotos de idosos derruba estereótipos sobre envelhecimento

                                                                                                                Mark Twain disse uma vez "A idade é uma questão da mente sobre a matéria. Se você não se importa, não importa." Mas, com os estereótipos negativos sobre o envelhecimento na mídia, fica difícil não associar a velhice com nada além de dores, aflições, fraqueza e falta de liberdade e mobilidade. Então, para descobrir a verdade sobre o envelhecimento, o jornalista e fotógrafo Vladimir Yakovlev saiu em busca de descobrir se a idade realmente nada tem a ver com a felicidade ou a capacidade de realizar grandes coisas.
Aos 56 anos Yakovlev disse que era a sua própria curiosidade sobre o envelhecimento que o levou à série "The Age of Happiness" ("A idade da felicidade", em português). "Era uma questão pessoal", disse Yakovlev em um email ao The Huffington Post. "Eu quero saber o quanto eu posso afetar/influenciar tudo o que a minha vida será após os 70."
Por quase cinco anos Yakovlev viajou para a Europa, China e Estados Unidos e conheceu pessoas incríveis de 60, 70, 80 ou mais que não estão se deixando paralisar pela idade. Estas fotografias impressionantes revelam indivíduos que estão realizando coisas que eles nunca pensaram que fosse possível, especialmente em uma idade mais avançada.
Eles são maratonistas, skatistas, patinadores de gelo e DJs. Tem até mesmo uma mulher de 60 e poucos anos fazendo pole dance. O que o fotógrafo aprendeu com as dezenas de idosos inspiradores que conheceu? "Que depois dos 60 pode ser o melhor momento da sua vida. Eu posso ser feliz ", ele disse.
Confira algumas das incríveis imagens da coleção na galeria abaixo.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Greta Pontarelli tem 63 anos. Ela só começou a pole dance há dois anos, quando foi diagnosticada com osteoporose, doença que destrói a densidade óssea. "Para fortalecer meus ossos, eu precisava de exercícios extenuantes. Mas só levantamento de peso era muito chato. Foi por isso que eu busquei a pole dance."
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Lloyd Kahn tentou skate pela primeira vez aos 65 anos. Ele levantou-se em uma prancha e caiu imediatamente machucando a mão. A partir dessa experiência ele concluiu que deveria usar equipamento completo de proteção: joelheiras, cotoveleiras e capacete. Lloyd, que agora tem 79 anos, disse: "Eu não faço nenhum truque especial. Eu não ando como os adolescentes. Eu tento não ir muito rápido, de modo que eu sempre possa pular e aterrissar com os meus pés."
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Durante a maior parte de sua vida Paul Fegen foi um multimilionário. Hoje, aos 80 anos, ele faz mágica com cartas. Paul faliu e perdeu tudo o que tinha aos 66. Agora, sua principal fonte de ganho é a modesta renda que recebe por suas atuações.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Yvonne Dole sofreu um acidente de carro quando ela tinha 80 anos, resultando em uma concussão grave. Os médicos a aconselharam a parar de usar seus patins. Hoje, aos 89 anos, ela continua participando de competições. "Se algum dia eu estou de mau humor eu olho para os [meus] colegas com seus sacos de oxigênio, coloco os patins e sorrio."
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Montserrat Mecho fica mais feliz quando ela salta de um avião com um paraquedas amarrado às suas costas. Nos últimos anos, com seus 80, ela já saltou milhares de vezes - a sua busca da felicidade a traz de volta aos céus repetidas vezes. Além das quedas livres, Montserrat quebrou alguns recordes na natação. Ela também é esquiadora, faz windsurfe e mergulha.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Nina Melnikova, 79 e Antonina Kulikova, 79 (Novosibirsk, Rússia), começaram aikido aos 70. Elas agora treinam pelo menos duas vezes por semana. Cada treinamento dura cerca de três horas.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Aos 88 anos, Johanna Quaas é uma verdadeira estrela da ginástica. Quaas só começou a treinar quando ela fez 56.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Duan Tzinfu, 76, demonstra sua incrível flexibilidade. Ele só começou a treinar quando completou 60 anos. Antes que ele começasse a treinar, os 40 anos de trabalho duro em uma fábrica de produção de vidro significava que ele mal conseguia andar e não era flexível o suficiente para alcançar os dedos dos pés.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    No dia que Pat Moorhead fez 80 anos ele comemorou realizando 80 saltos de paraquedas um atrás do outro, sem parar. Com 82 anos, ele passa a maior parte do seu tempo viajando ao redor do mundo com sua esposa. Eles já visitaram mais de 180 países.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    Ruth Flowers decidiu se tornar uma DJ aos 68, sem nenhuma experiência prévia. Ela gostava de voar ao redor do mundo apresentando-se em clubes populares, até sua morte, em maio 2014.
  • Vladimir Yakovlev/Rex
    John Lowe começou ballet quando completou 80 anos. Agora, com 94, ele dança profissionalmente e gosta de apresentar-se no palco.


Esta reportagem foi atualizada para incluir a morte de Flores em maio de 2014.
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.
Publicado: Atualizado: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.