domingo, 15 de novembro de 2015

MINHA DEFICIÊNCIA FOI A OPORTUNIDADE PARA A EFICIÊNCIA

   Tenho lesão ocular cicatricial, originada de toxoplasmose de minha mãe, na gravidez. Tinha dificuldades visuais na escola, lentidão nas tarefas, coordenação mais lenta. Até meus quatorze anos achava que era uma pessoa muito míope. Diagnóstico oportunamente mais cuidadoso constatou a cicatriz irreversível que faz com que eu enxergue apenas 3% em um dos meus olhos. No outro, enxergo 97%. Somando, dá 100 %. Está bom demais!
   Sou Jonathan, tenho vinte anos e apesar de tecnicamente ser monocular, jogo bola, dirijo moto e carro, claro que com muito cuidado, sei que meu campo de visão é menor, e a escuridão da noite é um limite importante.
   Sempre fui bem orientado por padrinho e família, para fazer cursos e trabalhar, o que foi me enriquecendo e flexibilizando. Aos quinze já trabalhava em loja de roupas para ajudar em casa, sou o mais velho dos quatro filhos, meio período. Aos dezesseis, com carteira de trabalho, consegui emprego de período integral, auxiliar administrativo. Evolui para oportunidade melhor, na mesma função, buscando sempre ajudar em tudo o que pudesse. Depois fui auxiliar de tecelão.
   Encontrei em site de empresa de RH oportunidade de frequentar curso com a duração de um ano, para pessoas com deficiência, e chance de futuro trabalho. Fui aceito e gostei muito do convívio.  Com promessa de vaga para o escritório, comecei na produção.
    Futuro desafio? Seria Engenharia de Produção, mas acho que encontrarei melhores oportunidades aonde estou se estudar Ciências Econômicas. Sei que a empresa apoia este crescimento, então pode contar com todo o meu empenho!
Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.