quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

QUA, 24 DE DEZEMBRO DE 2014 02:07      ACESSOS: 318
Imprimir PDF
 

Foto: DailyMailPesquisadores da Califórnia têm feito grandes avanços em restaurar memórias.

Eles dizem que o novo trabalho poderá levar a uma esperança para os pacientes nos estágios iniciais da doença de Alzheimer.
Durante décadas, a maioria dos neurocientistas acreditava que as memórias são armazenadas nas sinapses - as conexões entre as células cerebrais, ou neurônios - que são destruídas pela doença de Alzheimer. 
O novo estudo mostra que 'memória de longo prazo não é armazenada na sinapse ", disse David Glanzman, autor sênior do estudo e professor de biologia e da fisiologia e de neurobiologia. 
"Essa é uma idéia radical, mas é aí que a evidência leva. O sistema nervoso parece ser capaz de regenerar conexões sinápticas perdidas.
Se você pode restaurar as conexões sinápticas, a memória vai voltar. Não vai ser fácil, mas eu acredito que é possível. "
Os resultados foram publicados recentemente na eLife, revista conceituada de ciências.

Alzheimer

Glanzman disse que a pesquisa poderia ter implicações significativas para as pessoas com doença de Alzheimer.
Especificamente porque a doença é conhecida por destruir as sinapses no cérebro não significa que as memórias são destruídas.
"Enquanto os neurônios ainda estão vivos, a memória ainda estará lá, o que significa que você pode ser capaz de recuperar algumas das memórias perdidas nas fases iniciais da doença de Alzheimer", disse ele.
Glanzman acrescentou que, nos estágios mais avançados da doença, os neurônios morrem, o que provavelmente significa que as memórias não podem ser recuperadas.

Caracol
A equipe de pesquisa de Glanzman estuda um tipo de caracol marinho, chamado Aplysia, para compreender a aprendizagem e a memória do animal. 
O Aplysia exibe uma resposta defensiva para se proteger de perigos potenciais, e os pesquisadores estão especialmente interessados em seu reflexo e os neurônios sensoriais e motores que produzem.
Eles reforçam o reflexo do caracol, dando-lhe vários choques elétricos leves em sua cauda. O reforço dura dias depois de uma série de choques elétricos, o que indica a memória de longo prazo do caracol. 
Glanzman explicou que o choque faz com que o hormônio serotonina seja lançado no sistema nervoso central do caracol.Isto implica que as conexões sinápticas que foram perdidas foram aparentemente restauradas.
"Isso sugere que a memória não está nas sinapses, mas em outro lugar", disse Glanzman. 
A memória de longo prazo é uma função do crescimento de novas conexões sinápticas causados pela serotonina, disse Glanzman, membro do Instituto de Pesquisa do Cérebro da UCLA. 

Com informações do Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.