quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

QUA, 03 DE DEZEMBRO DE 2014 02:01      ACESSOS: 217
Imprimir PDF
    

Fotos: divulgação
Por Rinaldo de Oliveira
O Rybená, que desde abril traduz as matérias do SóNotíciaBoa para pessoas com deficiência auditiva e visual -veja aqui - virou aplicativo para celular.
Agora ele também pode ser usado gratuitamente em smartphones e tablets com sistema operacional Android - futuramente para IOS.
O app ajuda na comunicação de pessoas com necessidades especiais como surdos, cegos parciais, pessoas com deficiência intelectual (dislexia, síndrome de down), idosos e analfabetos funcionais.

A plataforma é simples: converte textos em voz sintetizada e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Basta marcar um texto e escolher a opção LIBRAS ou voz que ele "conta" para você o que está escrito.

Para ser traduzida para LIBRAS ou transformada em voz, a mensagem pode ser gravada, escrita, ou escaneada.
A tecnologia é totalmente brasileira.

Rodrigo Rodrigues, da empresa 2RL Tecnologia, um dos colaboradores do projeto, diz que a ferramenta pode ser usada também por pessoas responsáveis por atendimento ao cidadão com deficiência, para facilitar a comunicação com este público.

“É mais que uma ferramenta que ajuda na inclusão social, porque assegura o livre acesso aos serviços necessários”.
Além da versão mobile, existe outra para ser utilizada em sites - como a do SóNotíciaBoa - que proporciona uma ampla acessibilidade às informações disponíveis em texto.





Da redação do SóNotíciaBoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.