quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Precisamos de nova postura social para com a pessoa idosa

Fonte: http://www.news.va/pt/news/mensagem-para-dia-do-idoso-apelo-a-solidariedade-e

Mensagem para Dia do Idoso. Apelo à solidariedade entre as gerações

2013-10-02 Rádio Vaticana
O Vaticano associou-se ao Dia Internacional do Idoso, nesta terça, 1 de outubro por decisão da ONU, com apelos em favor de uma maior proximidade e solidariedade entre gerações, a começar pelas comunidades católicas. “Que a Igreja seja efetivamente família de todas as gerações, na qual cada um se sinta em casa, onde não reine a lógica do lucro e do ter, mas a da gratidão e do amor”, escreve o arcebispo polaco D. Zygmunt Zimowski, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS).
O texto cita uma intervenção do Papa Francisco na sua viagem ao Rio de Janeiro (Brasil), em julho, onde falou de uma espécie de “eutanásia escondida” e “cultural” que não deixa falar os mais velhos. D. Zygmunt Zimowski apela à participação dos que podem ser “considerados como ‘não úteis’” e encoraja os idosos a não se acomodarem.A mensagem deste responsável fala na necessidade de “comunhão” entre os mais velhos e os jovens, num momento em que há cada vez mais pessoas a viver até mais tarde. Esse dado é destacado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem para este dia internacional: “Até 2050, o número de pessoas idosas vai duplicar o das crianças nos países desenvolvidos”.
O tema escolhido pelas Nações Unidas para a celebração de 2013 é ‘O futuro que queremos: o que as pessoas idosas estão a dizer’. O presidente do CPCS defende, na sua mensagem, a evangelização da velhice, com o seu contributo e o compromisso de “toda a comunidade cristã”.Nesse sentido, o Vaticano vai organizar de 21 a 23 de Novembro uma conferência internacional sobre o tema ‘A Igreja ao serviço da pessoa idosa doente: o cuidado das pessoas afectadas pelas patologias neuro-degenerativas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.