quarta-feira, 16 de outubro de 2013

26/10 - Campinas - Teatro Inclusivo - Pessoas com autismo e seus amigos

Fonte : http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=39240

 Teatro inclusivo: Mambembe leva grandes artistas e pessoas com deficiência ao palco

Mais Expressão
16/10/2013

Espetáculo profissional é um dos únicos do país realizado com autistas

da Redação
Em outubro, o Instituto SER, clínica escola que há mais de 25 anos promove o trabalho e escolarização de crianças, jovens e adultos com autismo, apresenta o espetáculo Mambembe em Campinas. A peça, obra de Artur Azevedo e encenada pela primeira vez em 1904, conta a história de uma companhia de teatro ambulante, um trabalho feito do amor à arte.
A clínica escola apresenta um dos únicos teatros profissionais com autistas do Brasil. São mais de 200 pessoas envolvidas, cenário e roteiro de tirar o fôlego e personagens que se preparam o ano todo.
O espetáculo conta com artistas, dançarinos e músicos todos profissionais, que se envolvem nesse projeto integrado de artes, educação especial e inclusão. A construção coletiva apresenta, em cena, a mão de cada um nos cenários, figurinos e adereços. Como parte do processo artístico educacional, os educandos utilizam colas, tintas e tecidos na produção do cenário e adereços.
No contexto terapêutico, cenas da história enriquecem o fortalecimento da imagem corporal dos participantes da peça, projetando em cada movimento, toque, olhar e som a simbologia artística de cada personagem.
Segundo Cláudia Dubard, diretora do Instituto SER, o teatro cria um espaço de desenvolvimento humano, em que as capacidades de fala e interação social são compartilhadas. “A atividade artística amplia redes sociais na construção de valores e significados, reafirmam condutas sociais, o trabalho em equipe e garante o bem-estar dos educandos”, explica.
As experiências, ações, emoções e reflexões fazem parte das cenas do Mambembe e proporcionam mudanças, transformações de atitudes, dos rituais e comportamentos de repetições dos autistas.

Atividades artísticas ajudam no desenvolvimento da interação social do autista
Segundo especialistas, as atividades artísticas são aliadas importantes para o desenvolvimento dessas crianças, por isso, devem fazer parte do processo educacional.
O transtorno que se caracteriza, entre outros aspectos, pela dificuldade de socialização, pode estar associado a carências de linguagem e alterações de comportamento e as artes cênicas podem auxiliar no trabalho dessa socialização.
Música, dança, teatro e artesanato ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional, na linguagem e nos relacionamento de pessoas com espectro autista. Por isso, o Instituto SER, incorpora atividades artísticas no trabalho desenvolvido com os educandos.
Segundo Cláudia, um dos objetivos da clínica escola é promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, excursões pedagógicas, teatro, aula de música, computação e esportes.
“Esses segmentos artísticos focam na linguagem e interação social. O fazer de conta, a brincadeira, os conteúdos contextualizados que fazem parte da realidade dessas pessoas, pode ser abordados como estratégia para o desenvolvimento das habilidades”, afirma.
Sobre o Instituto Ser
O Instituto SER é uma clínica escola que promove o trabalho e escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com: autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, transtornos de humor, de aprendizagem, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras, retardos mentais ou psicomotores, síndrome de Asperger e outros. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes.
O Instituto SER realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental de 1ª a 8ª série e o ensino médio, trabalhados em parceria com o CEEJA (Centro Estadual de educação de Jovens e Adultos).
Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social.

Serviço
O Mambembe
Data: 26 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Ingressos à venda na secretaria do Instituto SER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.