terça-feira, 1 de outubro de 2013

Em 2050 dois idosos para cada criança!

Fonte : http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2013/10/onu-diz-que-populacao-idosa-sera-o-dobro-da-infantil-em-205

ONU diz que população idosa será o dobro da infantil em 2050

Ouvir / Baixar
Organização diz que mundo conta atualmente com 700 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; Dia Internacional da Pessoa Idosa destaca promoção da inclusão social.
Nações Unidas pedem aos países que promovam solidariedade entre gerações. Foto: Banco Mundial
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*
Neste 01 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, as Nações Unidas pedem aos países que promovam a inclusão social e a solidariedade entre gerações.
A ONU acredita que em 2050, e pela primeira vez na história, o número de idosos será o dobro do total de crianças. Atualmente, 700 milhões de pessoas têm idade igual ou superior a 60 anos.
Experiências
Falando à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, a brasileira Maria Tereza Souza, disse que um dos maiores desafios que enfrenta é transmitir experiências às gerações mais novas. As Nações Unidas acreditam que o mundo pode-se beneficiar da contribuição dos idosos à sociedade.
"Quanto às alegrias não são tantas, a idade costuma a pesar. Graças a Deus ainda não é meu caso não. Eu ainda estou bem-disposta mas a gente tem aquela experiência que a gente passa para os mais jovens que nem sempre ouvem a gente mas que a gente tenta passar para eles."
África e Ásia
Em 2050, 2 mil milhões de pessoas ou 20% da população mundial será idosa. A Ásia será a região com o maior número de idosos e África deve enfrentar o maior crescimento proporcional.
O Secretário-Geral da ONU destaca ser necessário tratar as mudanças demográficas e as necessidades "de uma população mundial cada vez mais envelhecida".
Ban Ki-moon lembra que as pessoas mais velhas também querem que as suas vozes sejam ouvidas. Neste ano, o dia tem como tema: "O Futuro que Queremos – O que Dizem as Pessoas Idosas?"
O chefe da ONU pede ainda a todos os países e pessoas que removam barreiras aos mais velhos e garantam a sua participação na sociedade e à proteção de sua dignidade e direitos.
*Apresentação: Eleutério Guevane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.