segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SER FORTE E TER MUITO BOM HUMOR, SOBREVIVER!

   Meu nome é Solange, tenho 47 anos, mãe de um mocinho de 12 anos, e de uma moça com l8 anos, que souberam segurar as pontas direitinho quando enfrentei um câncer de mama, no ano passado.
   Apesar de todas as angustias, duvidas e fantasmas, foi muitíssimo reconfortante confirmar o companheirismo de meu marido.
   Tenho seis irmãs, muito presentes – cada hora aparece uma com um novo “presente” para esta fase, como um lindo lenço para cobrir a cabeça raspada.
   À cada amigo que reencontrava, percebia extremo constrangimento. Alguns até evitavam cumprimentar, provavelmente atrapalhados com suas emoções.
   Havia o choro escondido de meus pais, minha mãe havia enfrentado esta mesma doença fazia cinco anos. Ela estava curada.
   Percebi que era eu que devia ser forte, alegre, capaz de brincar.
   Fui à luta, aceitei a recomendação médica de retirada total do seio, em função de minha idade. Aceitei as quatro sessões de quimioterapia e as vinte e oito de radioterapia. Me antecipei e procurei nutricionista um mês antes do início do tratamento, prevenindo ou minimizando assim disfunções do aparelho digestivo e de baixa de imunidade, que são possíveis.
   Aceitei as limitações que minha cirurgia impôs ao meu braço - não devo carregar peso excessivo, dirigir, ou machucar sua pele.
   Aprendi a lidar com o volume diferente de cada lado de meu corpo, esperando pacientemente por uma reconstrução deste seio, possivelmente daqui um ano e meio. Essência conta mais do que aparência neste momento da vida.
   Precisava deixar bem claro como gosto de compartilhar a vida com todas estas queridas pessoas!
“Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte. ” – Johnny Deep.
Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.