quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Balneário arroio do silva ganha acessibilidade na beira da praia

by Ricardo Shimosakai
Foi construída na última sexta-feira, dia 22, uma passarela que dá acesso aos cadeirantes e deficientes físicos para que todos tenham acesso à beira da praia e ao mar.Foi construída na última sexta-feira, dia 22, uma passarela que dá acesso aos cadeirantes e deficientes físicos para que todos tenham acesso à beira da praia e ao mar.
A passarela de acessibilidade tem aproximadamente 68 metros de extensão e foi construída na área central – na rua do colégio Apolônio, próximo a arena do Sesc. O projeto foi executado pela prefeitura e a iniciativa é do secretário municipal de turismo Cristiano Oliveira.
“Vi a passarela de acessibilidade nas redes sociais e percebemos a necessidade de ter aqui em Balneário Arroio do Silva, então resolvemos fazer o acesso até a beira da praia para que todos tenham condições de chegar até o mar e aproveitar a orla”, contou o secretário de turismo.
A ideia foi extraída de um modelo dos Estados Unidos e Arroio do Silva é pioneiro na execução do projeto no Brasil.
“A mobilidade urbana e a acessibilidade à praia vem acontecendo. Aos poucos vamos modificando a realidade do município e atendendo as necessidades da comunidade.”, destacou o prefeito Evandro Scaini.
.
Se o projeto for aprovado, há possibilidade, em um futuro próximo, de construir a passarela em outras áreas. “Com tempo, com calma, a gente vai aos poucos organizando a praia”, completou o prefeito.
O município já tem o projeto Praia Acessível, que é executado pelo Corpo de Bombeiros através dos Guarda Vidas, que disponibiliza uma cadeira de rodas especial, adaptada para banho de mar, aos cadeirantes e aos portadores de necessidades especiais. A cadeira é disponibilizada no posto de guarda-vidas central.
Já a passarela de acessibilidade oportuniza que os cadeirantes ou quem tenha limitações físicas possam chegar mais próximo da beira da praia e aproveitar o visual do mar. Todos, agora, passam a ter acesso à orla.
Fonte: Forquilhinha Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.