domingo, 21 de fevereiro de 2016


Curso do ICMC que ensina idosos a utilizar smartphones abre inscrições
Publicado em Tecnologia por Redação em 18 de fevereiro de 2016
0
1
Os idosos que têm vontade de compreender melhor o mundo dos dispositivos móveis podem se inscrever em um curso gratuito oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
A atividade Práticas com Tablets e Celulares tem como objetivo familiarizar os idosos com seus próprios dispositivos, apresentando desde conceitos básicos até aplicativos que podem ser úteis no dia a dia. As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro ou enquanto houver vagas.
“Eu achei fantástico! Perdi o medo de mexer no celular, uma insegurança que eu tinha por não ser dessa época”, conta o empresário Claudio Kalau, que participou do curso no ano passado. “Eu acreditava que não ia ter necessidade de aprender, mas passei a me sentir fora do mercado”, completa.
Quem também participou do curso no ano passado e aprovou a iniciativa foi a aposentada Maria Aparecida Crnkovic: “Ganhei o aparelho do meu filho, mas ele não tinha muito tempo para me ensinar. É bem mais proveitoso quando você tem uma aula ao vivo, com slides, e pode interagir com o pessoal. Hoje em dia, a comunicação é uma necessidade”.
No curso, o participante aprende, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, alarmes, diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. Quem participar desse primeiro módulo do curso terá, ainda, a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos no módulo II, que será oferecido ainda este semestre e, posteriormente, no módulo III.
Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos e trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com início no dia 2 de março, das 15 às 17 horas. Há 20 vagas disponíveis. Para se inscrever, os idosos devem ligar para o telefone (16) 3373.9146, das 9 às 11 horas ou das 14 às 17 horas.
Ensino e pesquisa
As atividades são coordenadas pelas professoras Maria da Graça Pimentel e Renata Pontin, do ICMC, que desenvolvem pesquisas na área de integração usuário-computador. “Estamos buscando entender como os idosos interagem com essas aplicações e a melhor maneira de fazer isso é estar junto com eles nesse curso”, explica Maria da Graça.
É nas atividades em sala de aula que as professoras identificam quais são as necessidades desse público e, a partir daí, podem propor técnicas e alternativas para as ferramentas que serão construídas no futuro. Maria da Graça diz, ainda, que o curso permite a ampliação do leque de problemas a serem resolvidos nos estudos realizados pelo Laboratório de Intermídia do Instituto, do qual faz parte: “Estamos levantando as dificuldades tanto do ponto de vista da coordenação motora quanto das atividades realizadas pelo idoso no seu dia a dia. Vamos atacar essas dificuldades com as nossas pesquisas”.
Outro aspecto que favorece o desenvolvimento de novos estudos é a variedade de dispositivos que os alunos trazem para a sala de aula. Isso torna as práticas em sala de aula mais desafiadoras e, para garantir que haja um atendimento personalizado, diversos estudantes de graduação e pós-graduação atuam como monitores, contribuindo para que o processo de aprendizado dos idosos seja um sucesso.
Denise Casatti e Henrique Fontes / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais Informações: (16) 3373-9146, email ccex@icmc.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.